Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Volume de chuva supera 380 milímetros em Palmas e previsão é de mais 200 até o fim do mês

A média histórica de chuva para o mês já foi superada. Simepar aponta para possibilidade de 600 milímetros neste mês.

Clima

por Guilherme Zimermann

DSC_0073
Foto: Arquivo/Rádio Club
Publicidade

O volume de chuva registrado em Palmas, Sul do Paraná, até o inicio da manhã desta terça-feira (17) já superou largamente a média do mês de outubro, segundo órgãos que monitoram o clima do município.

Desde o dia 2, o acumulado de chuva em Palmas alcança 380,7 milímetros (mm), segundo coleta de dados feita pela estação do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) instalada no bairro Aeroporto.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Assim, em uma área de um metro por um metro, um litro de água irá subir um milímetro. No caso do volume registrado em Palmas, choveu o equivalente a 380 litros de água por metro quadrado.

A média histórica para o mês de outubro em Palmas é de 258 mm, de acordo com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural). Apesar do volume já expressivo registrado no mês, o modelo meteorológico do Simepar aponta para a possibilidade de chover mais 200 milímetros até o dia 31. Caso se confirme, Palmas pode chegar próximo dos 600 milímetros de chuva em outubro.

Publicidade