Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Triglicerídeos altos, como controlar?

GeralSaúde

por Juliana Raddi

Publicidade

Na manhã da última quarta-feira foi ao ar mais uma edição do quadro “ O Assunto é Saúde”, com o Urologista, Dr Arlindo Serena. Durante a participação foram esclarecidas as dúvidas dos ouvintes, enviadas através das plataformas de interação da Rádio Onda Sul FM.

Fiz os exames e aparentemente está tudo bem, dentro da normalidade, apenas o triglicerídeo apareceu bastante alterado. Isso é perigoso? Como posso controlar?

[Grupo RBJ de Comunicação] Triglicerídeos altos, como controlar? — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

Serena inicia explicando que o triglicerídeo é uma gordura mais grosseira e que até um certo nível não tem muita nocividade. “Ela tem nocividade quando está nos índices mais altos, os orientais por exemplo têm dificuldade, aparecem com triglicerídeo de 2, 3 mil e o risco é grande de fazer ter uma pancreatite aguda. Tive uma colega de origem oriental, que fez uma pancreatite e quase foi a óbito, então, o cuidado necessário é nesse sentido.”

Cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, por isso, alimentar-se de forma saudável é fundamental para o sucesso do tratamento, como o médico alerta. “Os triglicerídeos se elevam mais com a ingestão de doces e massas, um pouco mas também pelas gorduras saturadas de origem animal. Você controla reduzindo a ingestão desses alimentos e aumentando a sua atividade física. É uma gordura que você queima fácil, fazendo atividade física, mas claro que em um nível muito alto, tem que usar a medicação para ajudar.”

Em caso de triglicerídeos altos, recomenda-se comer:

Publicidade
Publicidade

– Alimentos saudáveis, como saladas, legumes, verduras, grãos, carnes magras, queijo branco;

– Evitar o açúcar, substituindo-o por adoçante, sempre que possível;

– Trocar os doces por frutas frescas.

Publicidade