Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de maio de 2024
Rádios

Trabalhadores rurais são resgatados em Palmas e Gal Carneiro

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade
 Por Ivan Cezar Fochzato
Fonte: Ass. MPT/PR
 

Cerca de 30 trabalhadores foram encontrados em situação degradante em fazendas de reflorestamento de pinus na região de Palmas e General Carneiro. Os trabalhadores foram resgatados durante uma operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério Público do Trabalho no Paraná e Ministério do Trabalho e Emprego na última semana.

 

De acordo com o procurador do MPT-PR, Luercy Lino Lopes, a fiscalização encontrou inúmeras violações aos direitos trabalhistas: Intermediação irregular de mão-de-obra, alojamentos precários sem água potável, sem instalações sanitárias, camas e colchões. Os trabalhadores também não tinham equipamentos de proteção individual. Os trabalhadores tiveram a rescisão dos contratos e todas as verbas rescisórias pagas, além de receberem uma indenização por dano moral individual.

 

Publicidade
Publicidade

Tendo em vista as infrações cometidas, os proprietários das fazendas assinaram termo de compromisso com o MPT-PR e também vão pagar nos próximos meses indenização moral coletiva no total de R$ 110 mil por colocar em risco a saúde e a integridade física de trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho vai decidir de que forma será paga a indenização, que poderá ser revertida em bens a entidades sociais da região ou órgãos públicos.

 

Publicidade