Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Terá início 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

CNBB

Geral

por redação

Publicidade

De 10 à 19 de abril a cidade de Aparecida (SP) sedia mais uma Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. A Assembleia é órgão supremo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e se reúne, ordinariamente, uma vez por ano. Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembléia “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.

Nas Assembleias Gerais (AG) são tratados assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. O tema central da 51ª AG será “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

“A reflexão teológica mostra que a vivência cristã é uma vivência de comunidade. Ser comunidade faz parte de ser cristão”, explica o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, da Comissão do tema central. O arcebispo ressalta a importância da “conversão pastoral de padres, diáconos, religiosos e leigos para que a paróquia seja de fato um lugar de experiência com Deus, de comunhão, de evangelização, de vida eucarística, de reconciliação, de vida sacramental e de serviço à vida”.

Ainda de acordo com dom Sérgio, a proposta é não fechar o texto nesta Assembleia, mas de dar continuidade em sua elaboração de forma “que ele se transforme em um texto de estudos para que seja iniciado um processo de participação das paróquias, das comunidades e dos regionais, enriquecendo assim com as experiências de todos os níveis da Igreja, em diferentes lugares do país”, sugeriu dom Sérgio. De acordo com a proposta da Comissão, o documento final só seria aprovado pelo episcopado na Assembleia de 2014. O bispo da Diocese de União da Vitória e Presidente do Regional Sul II da CNBB (Paraná), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, fez parte desta Comissão.

Publicidade
Publicidade

Além do tema central, diversos assuntos estão na pauta da 51ª AG como a 5ª Semana Social Brasileira, o código da mineração, questão agrária, as questões sociais e a Copa do Mundo de 2014, conjuntura juvenil, bioética, acompanhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, PEC 37: a PEC da Impunidade, Santuário de Aparecida: 300 anos do encontro da imagem, entre outros.

Do Estado do Paraná, Regional Sul II da CNBB, participam todos os bispos e arcebispos das 18 Dioceses e mais a Eparquia Ucraniana.

A Pastoral da Comunicação (Pascom), do Regional Sul II da CNBB, realizará a cobertura da Assembleia disponibilizando matérias e reportagens em textos, áudios, fotografias, bem como agendando entrevistas com os bispos para os veículos de comunicação do Estado. Estarão envolvidos neste trabalho o Secretário Executivo do Regional, padre Mário Spaki, e o jornalista Jorge Teles. Esta cobertura jornalística foi idealizada no encontro da Pascom acontecido em Guarapuava, em agosto do ano passado e aprovada na Assembleia dos Bispos do Paraná, realizada em Cascavel no último mês de março.

(Por: Pascom Regional Sul II – com informações da CNBB)

Publicidade