Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

‘Tendência do PDT é buscar liberdade para apoio a candidatos ao governo do Estado’, diz deputado Nelson Luersen

Parlamentar já manifestou que apoiará reeleição de Ratinho Junior.

Política

por Guilherme Zimermann

51398775214_d9a040ac3d_c
Foto: Dálie Felberg/Alep
Publicidade

“A tendência do PDT é trabalhar junto ao diretório nacional para que possamos ficar livres no apoio a candidatos ao governo do Paraná”. A afirmação é do deputado estadual Nelson Luersen, que já manifestou apoio à reeleição do governador Ratinho Junior no pleito de 2022.

De acordo com o deputado, neste momento o PDT (Partido Democrático Trabalhista) não tem um nome colocado como pré-candidato ao governo do Estado, por isso aponta para a possibilidade do diretório estadual ou seus filiados, apoiarem livremente os candidatos que melhor julgarem.

A manifestação do parlamentar, ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club FM, ocorreu na última semana, durante evento promovido pelo governo do Estado em Palmas, para o lançamento de obras de restauração da PRC-280. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

O deputado salientou que em nível nacional, o partido deverá confirmar a candidatura de Ciro Gomes à presidência, mas no Estado ainda não há definições. Ele reforçou que, pessoalmente, mantém compromissos com o governador Ratinho Junior, para apoia-lo na candidatura à reeleição, “independentemente de partido”.

Reconhece Luersen que o PDT, à exemplo de várias outras siglas, têm sofrido com a falta de novas lideranças que possam conduzir um projeto estadual. Um dos fatores que contribuem para isso, na avaliação do deputado, é a inconsistência político-partidária. “Há um excesso de partidos no Brasil. Por exemplo, um cidadão aqui de Palmas filiado a um partido. Não deu certo do partido, ele vai até Curitiba e já volta com um ‘partidinho’ embaixo do braço, ele vira presidente do partido no município. Virou uma casa da mãe Joana”, afirmou.

Nesse ponto, defende o fim das coligações, assunto que está em debate no Congresso Nacional. Avalia o parlamentar que a medida pode servir para a extinção de partidos com menor estrutura e fortalecer partidos com mais expressividade.

Publicidade