Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Técnicas utilizadas em Palmas na produção de silagem desperta interesse regional

AgriculturaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

DSC04065
Publicidade

Produtores rurais de Palmas estão aprimorando as técnicas para a produção de silagem a partir do milho. O objetivo é aumentar a qualidade do produto e o valor nutritivo do alimento aos bovinos.As orientações estão sendo repassadas pela Emater.

De acordo com o técnico, Lucas Fernando dos Santos, aumentou o número de interessados, principalmente, a partir do 1º Torneio de Silagem de Milho, em julho último. A iniciativa fez parte das ações do Projeto Leite Sudoeste.Na ocasião, 25 participantes apresentaram amostras de silagem que foram coletadas e enviadas a um laboratório especializado. O material foi julgado quanto à sua qualidade, levando-se em conta a composição nutricional, o processamento dos grãos de milho e o tamanho de partículas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Técnicas utilizadas em Palmas na produção de silagem desperta interesse regional

Os dados obtidos no torneio despertaram o interesse de muitos produtores de várias regiões foram  apresentado em trabalho científico na Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo (Misosul 2019), em agosto.TRABALHO

Explicou que a ensilagem de milho é a principal alternativa que os criadores de gado têm encontrado para alimentar o rebanho. A cultivar apresenta um bom rendimento de matéria verde, tem alta qualidade de fermentação e um bom valor nutritivo. Orientou que é necessário aplicar corretamente as técnicas de produção e conservação, caso contrário, pode haver perdas em relação ao valor nutritivo, além de ocorrer o apodrecimento e até mesmo a produção de toxinas. Além disso é fundamental observar o momento mais propício para produção do processamento do alimento.

Publicidade
Publicidade

Ele reforça que a dedicação do produtor, desde o plantio até o consumo da silagem, faz com que o gado continue produzindo leite e carne, mesmo com pouco pasto. O resultado do empenho dos produtores de Palmas será avaliado no próximo ano no 2° Torneio de Silagem de Milho.( Fonte: Emater/AENpr)

Publicidade