Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Teatro marca ações da campanha “Maio Amarelo” em Marmeleiro

Trânsito

por Evandro Artuzzi

DSC05742
Publicidade
Esta semana o Demartran- Departamento de Trânsito de Marmeleiro deu continuidade as ações do Maio Amarelo. Dezenas de alunos das escolas municipais, particular e estadual do município  estão assistindo a  uma peça de teatro que fala sobre a consciência  dos motoristas no trânsito.  Grupos de pacientes do CAPS AD III, e  estudantes de colégios estaduais também assistem as apresentações. São dois dias de exibições no Centro de Capacitação de Professores da Prefeitura, dias 29 e 30 de maio.

O teatro fala sobre a imprudência do motorista que acorda atrasado para trabalhar em uma cidade vizinha. Para não perder o horário ele acaba excedendo a velocidade máxima das vias e por não obedecer as sinalizações de trânsito, perde o controle do veículo em uma curva e acaba colidindo com um ônibus escolar que cai em uma ribanceira . O motorista do carro, assustado foge do local sem prestar socorro. Na história foram 6 vítimas fatais e 30 feridos. O cenário da peça ocorre dentro de um hospital e os atores chamam a atenção da plateia para o excesso de velocidade, a pressa no trânsito, a imprudência do motorista e principalmente as consequências para todos.

A primeira etapa das ações do Maio Amarelo foi iniciada em março, com várias apresentações de teatro aos alunos da rede municipal, particular e estadual de ensino de Marmeleiro.  Depois, em um segundo momento, foi feita a divulgação de vídeos educativos nas redes sociais e a distribuição de cartilhas educativas para os alunos de 1º a 5º ano das escolas municipais, sobre os cuidados no trânsito.

O tema da Campanha Nacional este ano é: No Trânsito, o Sentido é a Vida e  para o próximo mês está prevista uma blitz educativa  no centro de Marmeleiro com a parceria  dos Departamentos de Educação e Cultura, Saúde, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar
O Diretor do Demartan, Diogo Dechristan, observou que durante  as apresentações  as crianças reagiam com surpresa pelas consequências causadas com a história do acidente e muitos relatavam após  assistirem ao teatro que alguns familiares cometem imprudências  demostradas na peça.   As crianças  são   nosso alvo desta campanha porque acreditamos que elas conseguem influenciar os pais e familiares para que  haja mais consciência no trânsito e também porque  sabemos que eles serão nossos futuros motoristas  mais conscientes”, observou Diogo Dechristan.
Fonte: Assessoria 
Publicidade