Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Suspeito de ser o terceiro homem que fugiu após confronto armado com a Polícia é localizado em Santa Catarina

GeralSegurança

por redação

Publicidade

Foi detido em Joaçaba, Santa Catarina, nesta quarta-feira, 22, Claudemir Castanha, 27 anos, principal suspeito de ser o terceiro homem que fugiu, após um confronto armado com os policiais da Rotam da 2°Cia, na noite de domingo, em Palmas, sul do Paraná.  A Polícia catarinense chegou até o suspeito, após troca de informações entre as forças policiais, dos dois estados.

[Grupo RBJ de Comunicação] Suspeito de ser o terceiro homem que fugiu após confronto armado com a Polícia é localizado em Santa Catarina — 11750694_1641914189388830_4840632294251052990_n
11750694_1641914189388830_4840632294251052990_n

Segundo a agente temporária Samanta, da Central Regional de Emergência, o rapaz foi localizado no HUST – Hospital Universitário Santa Terezinha, onde passou por atendimento médico e está em observação. Para ser hospitalizado o suspeito apresentou nome e documentos do irmão.

Ele chegou por volta das 11h da manhã de segunda-feira, 20, após ajuda de familiares. No prontuário do rapaz, consta que o mesmo, apresentou lesão gravíssima, no antebraço direito, com perda óssea e passível de amputação do membro, caso não apresente evolução. O rapaz é natural de Palmas e estava foragido do presídio Regional de Chapecó.

O CRIME

Publicidade
Publicidade

Dois homens morreram na noite domingo, 19, em confronto com policiais da Rotam da 2°Cia de Palmas, sul do Paraná, após roubarem uma propriedade rural na localidade do Fundo Grande.  Durante a troca de tiros foram alvejados Maques Rodrigues da Silva Pires, 29,  e  Emerson Wosnes Baldissera, 31. Um terceiro homem foi ferido, mas conseguiu fugir, seria Claudemir Castanha.

No dia do fato a Central de Comunicação da Polícia Militar de Palmas foi acionada por volta das 18h com a informação de que três homens haviam realizado um roubo na propriedade rural de Vitor Brasil Pacheco, há aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade. Informava ainda de que haviam levado armas, munições e uma camionete L200, vermelha.

[Grupo RBJ de Comunicação] Suspeito de ser o terceiro homem que fugiu após confronto armado com a Polícia é localizado em Santa Catarina

De pronto, equipes de ROTAM, RPA, Serviço Reservado e Central de Comando da 2º Companhia, iniciaram deslocamento e cerco. Separadas, as equipes se postaram em supostos caminhos de fuga para interceptar o grupo. Quando se dirigiam pela estrada da localidade do Fundo Grande, equipe da ROTAM visualizou uma camionete com as características semelhantes às descritas pelo denunciante. A L200, em alta velocidade, desviou da viatura policial e seguiu em fuga. Policiais realizaram o acompanhamento tático até se depararem com o veículo atravessado na estrada, sendo recebidos à bala pelos homens em fuga.

Publicidade
Publicidade

Durante o revide e proteção aos disparos, policiais palmenses acertaram dois dos três ocupantes da camionete. Concluído o fogo cruzado, foram acionadas equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros para atendimento aos homens feridos. Ao chegar ao local, ficou constatada a morte de Maques Rodrigues da Silva Pires e ferimentos em Emerson Wosnes Baldissera, que foi socorrido e encaminhado para atendimento médico, falecendo pouco depois.

Solicitado apoio na região formou-se um contingente de mais 40 policiais militares e civis que iniciaram as buscas a outros possíveis envolvidos, bem como ao fugitivo. Logo após localizaram apenas um cinturão com balas calibre doze manchado de sangue.  As buscas foram encerradas por volta da 01h da manhã de hoje. De acordo com os policiais, o ferido usava vestes escuras e tem estatura mediana.

[Grupo RBJ de Comunicação] Suspeito de ser o terceiro homem que fugiu após confronto armado com a Polícia é localizado em Santa Catarina — 4
4

Além da camionete roubada foram recuperados dentro da L 200, objetos variados, dinheiro e armas. O local foi isolado e acionado o setor de perícia. Os corpos foram encaminhados ao IML de Pato Branco.

Publicidade
Publicidade

A informação obtida pelas equipes, que dão sequência à ocorrência, é de que um dos homens mortos, Maques Rodrigues da Silva Pires, é oriundo do Oeste de Santa Catarina, possivelmente de Chapecó, onde residem seus familiares. Outro morto, Emerson Wosnes Baldissera, residia atualmente em Santa Catarina, mas tem seus familiares em Palmas.  Em relação ao terceiro acusado, não há qualquer informação sobre sua identificação, nem mesmo sua localização.

 

Publicidade