Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Sulina tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em virtude da crise hídrica

Reconhecimento federal aconteceu no último dia 7 de junho,. segunda-feira.

Geral

por Evandro Artuzzi

134153711_3403993953043762_886364186621423278_n
Publicidade

O município de Sulina, no Sudoeste do Estado, teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal no início desta semana, mais precisamente no dia 7 de junho. A exemplo de outros da região, o município tem enfrentado sérios problemas por conta da crise hídrica (falta de água).

De acordo com informações da administração municipal, agricultores e até mesmo moradores de vilas tem sofrido com a estiagem, não tendo água para os animais ou par ao próprio consumo. Para amenizar a situação, a Prefeitura está fazendo o transporte diário de cerca de 400 mil litros de água até as comunidades, com o intuito de atender a demanda.

Em entrevista à Extra FM, o prefeito Paulo Horn (PSD) afirmou que as chuvas dos últimos dias não foram suficientes para restabelecer a água nas propriedades e o auxílio da administração tem continuidade. Além da distribuição com caminhões pipa, a municipalidade ainda viabilizou a abertura de poços artesianos e manutenção de fontes protegidas para atender as famílias do meio rural e algumas que residem em vilas (distritos).

A solicitação de emergência foi feita ao Governo Federal no dia 20 de maio através do Decreto 52/2021, tendo o município sendo reconhecido dia 7 de junho por meio da portaria 1.102/2021. Conforme Paulo Horn, prefeito de Sulina, o decreto tem por objetivo facilitar a busca de recursos junto a União para atender as necessidades locais nesse momento de dificuldade. Segundo ele, um novo tanque foi adquirido e nos próximos dias será montado mais um caminhão Pipa para fazer a distribuição de água desde a cidade até as propriedades que necessitam.

Publicidade