Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Sindijus busca ampliação de servidores para comarcas da região

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

3354fe54-86b0-46ff-aae6-9831c2b43a01
Publicidade

A carência de servidores e a proximidade da inauguração do novo fórum do Tribunal de Justiça(TJPR) em Palmas, sul do Paraná, está mobilizando representantes do Sindicato dos Servidores do Poder do Judiciário do Estado do Paraná(Sindijus/PR). O objetivo é a designação de maior número de profissionais para atender a  elevada demanda judiciária na Comarca e em toda a seção judiciária.

[Grupo RBJ de Comunicação] Sindijus busca ampliação de servidores para comarcas da região

Neste sentido, ocorreu nesta quarta-feira(27) uma reunião entre o Diretor sindical,  Edson Fernando da Silva; representante da Direção Colegiada, Thiago Cortelini (Técnico Judiciário);  Coordenador de Assuntos do Interior, Orlando Andre Santos (Oficial de Justiça);  membro do Conselho Deliberativo, Amilton dos Santos Oliveira,  e o advogado, Julio César Oliveira, representando a direção local da subseção da OAB.

Na ocasião foi solicitado à entidade da advocacia regional  que gestione ao Tribunal a ampliação do quadro funcional nas Comarcas de Palmas, Clevelândia e Mangueirinha, integrantes da 40ª Seção, todas com o mesmo problema.

Conforme Cortelini, a defasagem vem ocorrendo há um bom tempo e isso reflete no acúmulo involuntário de trabalho, que prejudica a população e os advogados. “Então vamos aproveitar a oportunidade e adiantar uma necessidade premente”, justificou.

Publicidade
Publicidade

“A população procura muito a justiça de Palmas e isso gera demandas que os atuais servidores não conseguem atender”, disse o Diretor. Acrescentou que embora haja uma posição para concurso público no segundo semestre deste ano as vagas previstas não suprirão as necessidades nas diversas Comarcas. Com isso o apoio da OAB será fundamental para sensibilizar ao aumento de vagas para esta região.

Na avaliação do Coordenador de Assuntos do Interior, além da expectativa de um novo concurso, a inauguração do novo fórum será fundamental para atendimento ao pleito. “Esperamos que o tribunal olhe Palmas e a região com outros olhos”, disse ele. Salientou que mesmo com o déficit funcional, não falta empenho do quadro existente para que a população seja bem atendida.

O advogado garantiu que a OAB irá apresentar o pleito, uma vez que, é do interesse da entidade que haja celeridade nos procedimentos. “A OAB já apresentou diversas demandas e obteve êxito e acredito que agora também isso será possível”, disse  Julio  César Oliveira.

FÓRUM NOVO

Publicidade
Publicidade

As obras deverão ser concluídas no mês de agosto deste ano, conforme  projeção do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA).  Com investimento de R$ 6,4 milhões, o espaço construído terá 1,8 mil m² e outros 156 m² de estacionamento coberto.  A estrutura iniciada em 2017, está localizada na Rua Capitão Paulo de Araújo no Complexo Judiciário, onde já funciona a Justiça Eleitoral e Vara do Trabalho e, em breve, a estrutura do Ministério Público do Paraná. O terreno para as instituições foi doado pelo município em 2009.

Publicidade