Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Simulação de acidente encera atividades do Maio Amarelo em Palmas

Segurança

por redação

Publicidade

Foi encerrado na tarde da última quarta-feira na praça do senhor Bom Jesus as atividades do Maio Amarelo. O Movimento teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Organizado pela CIRETRAN, CONSEG, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Patrulha Escolar com o apoio do Colégio Dom Carlos, OAB, Grupo de Escoteiros Pé Vermelho, Patrulha Mirim, Auto Escolas e o departamento de Turismo e Divisão de Cultura o município de Palmas se destacou no estado do Paraná, como o município que mais realizou atividades, segundo a chefe da 55º CIRETRAN – Circunscrição Regional de Trânsito, Larissa Feitosa.

A guarnição do Corpo de Bombeiros sobre o comando do cabo Alan Kuriaki realizou o atendimento de um acidente simulado, onde um motorista é socorrido pelos Bombeiros após colidir o carro com um anteparo. A simulação chamou a atenção de todas que transitavam pelo local. O Comande dos Bombeiros de Palmas, Sargento Clovis Macarri relatou que o simulado foi para chamar a atenção dos condutores sobre as imprudências no trânsito.

Ao longo do mês as atividades da Polícia Militar foram intensas principalmente a fiscalização. A PM realizou blitz em vários pontos da cidade a fim de coibir o abuso na velocidade, a embriagues ao volante, a condução de veículos descaracterizados como rebaixos, menor conduzindo, condutores não habilitados e documentos em atraso. O coordenador das atividades, Aspirante Nicola relatou que os resultados foram satisfatórios e que a PM continuará a fiscalizar o trânsito.

Publicidade
Publicidade

Participaram das atividades os alunos do curso Técnico em segurança do trabalho e Jovem Aprendiz do SENAI. Para as professoras Lucélia de Lima e Joelma Fagundes o Maio Amarelo foi importante para conscientizar principalmente os jovens sobre os cuidados a serem adotados quando se está conduzindo um veículo.

Elas relataram em entrevista ao RBJ que a participação dos alunos durante as atividades programadas pelos organizadores se fez necessário, pois a maioria deles está na idade de tirar a habilitação. Segundo Larissa Feitosa, a intenção foi colocar em pauta durante o mês o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

Publicidade