Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de maio de 2024
Rádios

Sesc Cidadão: Justiça no Bairro teve boa movimentação em Palmas

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Ivan Cezar Fochzato
Fonte: Assessoria/Paulo Banack

 

Aproximadamente seis mil pessoas participaram no último sábado(11) do projeto SESC Cidadão: Justiça no Bairro , no Parque de Exposições Pé Vermelho em Palmas. O projeto foi uma solicitação do Judiciário local, em parceria com a prefeitura. São ações sociais integradas com o Poder Judiciário, Legislativo e Executivo.

 

Publicidade
Publicidade

Autoridades de distintas áreas sparticiparam do evento. O prefeito de Barracão, Joarez Herinchs; prefeito de Coronel Domingos Soares, Mauro Correa de Almeida; deputado federal, Osmar Serraglio; prefeito de Palmas, Hilário Andraschko; a idealizadora do projeto, desembargadora Joeci Machado Camargo; juiízes da Comarca de Palmas, Marcos Antônio da Cunha Araújo e Renata Baú; presidente da Subseção da OAB, Auro da Ap. Ramos de Mello; representante do Fecomércio, Ciro Chiocheta; gerente regional do Sesc de Pato Branco, Nery Schinaider, secretários municipais, chefes de divisões e demais lideranças.

 

No início oficial dos trabalhos, a desembargadora enfatizou a hospitalidade da população palmense, e não deixando esconder a emoção, falou que o projeto é uma proposta de renovação em que o Poder Judiciário vai ao encontro da população pobre, facilitando as demandas judiciárias. “Contamos com uma equipe grande de voluntários formado por médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados, estudantes universitários, ou seja, com uma gama de atividades a comunidade”, comentou.

 

Publicidade
Publicidade

O juiz da Comarca de Palmas agradeceu o esforço e a colaboração de todos, em especial de Joeci. “Esse trabalho social e muitos outros projetos estão sendo resolvidos, e a carência social diminui, tornando um mundo mais justo, que é o objetivo de todos nós”, considerou.

 

Para o gerente executivo do Sesc de Pato Branco/Palmas, Nery Schineider, a viabilidade do projeto foi somente possível através de parcerias oportunizando a comunidade. “Isso é inclusão social”,.

 

Publicidade
Publicidade

O Prefeito Hilário Andraschko parabenizou a idealizadora deste grande evento social, a desembargadora Drª. Joeci Machado Camargo, que assumiu a responsabilidade de promover este evento prestando serviços gratuitamente aos palmense. Também citou o trabalho incansável do Juiz da Comarca de Palmas, Dr. Marcos da Cunha Araújo.
Andraschko comentou sobre o grande alcance social do programa desde a simples formalização de um documento ao casamento comunitário. “Nunca se realizou tamanha envergadura social, o povo de Palmas saberá agradecer”, frisou.

 

Casamento Comunitário

 

Publicidade
Publicidade

Para finalizar o projeto Sesc Cidadão/ Justiça no Bairro, por volta das 18h, houve a união de 89 casais (sendo quatro do município de Cel. Domingos Soares). A organização disponibilizou gratuitamente às noivas todo um aparato especial, inclusive com pessoas qualificadas que preparam toda a maquiagem. A celebração foi ecumênica com a participação do padre Nelso Marostica e do pastor Carlos. Ao final da celebração os casais receberam as certidões de casamento e um bolo.

 

Várias entidades estiveram envolvidas oferecendo serviços grautitos, como a ACIPA, Agência do Trabalhador, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Copel, Defensoria Pública, Delegacia Regional do Trabalho, IFPR Campus de Palmas, Hospital Erasto Gaetner, Instituto de Identificação do Paraná, INSS, Justiça do Trabalho, Lions Clube de Palmas, OAB, Pastoral da Criança, Polícia Militar, 15ª Cia E Cmb, Sanepar, SENAC, SESI SENAI, Divisão de Tributação e Departamento Jurídico, UNIOSTE.

 

Publicidade
Publicidade

A realização do evento envolveu o Sistema Fecomércio, Poder Judiciário, Prefeitura de Palmas, Prefeitura de Cel. Domingos Soares, Fórum Palmas Cidadã e UNIOESTE.

Publicidade