Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Segundo doador voluntário de medula da região é de Pato Branco

GeralSaúde

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Claudecir Santos 29 anos, bacharel em direito e funcionário da Rede Celinauta de Comunicação realizou a doação de medula óssea no último dia 03 de junho. Ele já era doador de sangue desde 2005, ficou sabendo da doação de medula e fez a inscrição. Coletou a amostra inicial em 2009 e em novembro de 2013 recebeu uma correspondência do Redome/RJ (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) que havia compatibilidade. Voltou ao Hemonúcleo de Pato Branco para a coleta de uma nova amostra. Em 2014, no mês de maio foi chamado até São Paulo para uma bateria de exames. Com a resposta positiva foi marcada para junho a coleta do material. O procedimento foi realizado com sucesso no Centro de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular da USP/São Paulo.

A única informação que recebeu que a medula foi encaminhada para uma criança. Em uma consulta na internet conseguimos um número ainda de 2009 que mais de 1500 pessoas no Brasil estavam na fila de espera por medula óssea.

LEUCEMIA: É uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea. A produção de glóbulos brancos fica descontrolada e o funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil, diminuindo progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias. Em cada ano aparecem de 60 a 100 novos casos por cada milhão de indivíduos.

DIFICULDADE EM ENCONTRAR DOADOR: Quando não há um doador familiar (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível na população geral, porém ninguém é obrigado a doar, a saída vem através de um gesto voluntario. Para reunir as informações um banco de dados foi criado, em 1993, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a partir 1998.

Publicidade
Publicidade

O número de doadores voluntários tem aumentado nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. No ano passado o numero chegou há 3,112 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Registros dos Estados Unidos (quase 7 milhões de doadores) e da Alemanha (quase 5 milhões de doadores).  A evolução no número de doadores ocorreu devido aos investimentos e campanhas.

No caso de Claudecir ele perdeu um familiar no passado que teve problema com leucemia. Foi um dos motivos que também o motivou! Parabéns pelo gesto Claudecir Santos!

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR: O doador deve ter entre 18 e 55 anos e demonstrar interesse em ser um voluntário. São coletados 4 ml de sangue. O material passa por uma série de análises mas específicas, depois são repassadas para o banco de dados. As pessoas interessadas devem procurar o Hemonúcleo de Pato Branco que fica na rua Paraná. Fone para é o 3225-1014.

Publicidade