Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Secretaria de Saúde de Palmas deverá agilizar atendimento a pacientes que aguardam por aparelhos auditivos

Município está formalizando pactuação para aumentar a oferta de exames e próteses. Mais de 100 pacientes estão na fila.

Saúde

por Guilherme Zimermann

DSC_0047
Foto ilustrativa (Fonte: Arquivo/AEN-PR)
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Palmas deverá agilizar a oferta de aparelhos auditivos para pacientes do município, a partir de pactuações que estão sendo efetivadas junto à demais órgãos da área da saúde.

De acordo com o secretário municipal, Rafael Barboza, durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde nesta terça-feira (19), atualmente o município tem 112 pacientes na fila, aguardando por algum tipo de prótese auditiva.

Por meio de convênio entre os municípios do Sudoeste e a Secretaria de Estado da Saúde, há um repasse de recursos e a cada seis meses, Palmas tem a liberação para atendimento de cinco pacientes.

Diante da alta demanda, a Secretaria Municipal está formalizando uma pactuação ambulatorial com o município de Francisco Beltrão, responsável pela gerência do convênio entre municípios e governo estadual, repassando mensalmente R$ 5,4 mil, o que garantirá o atendimento de quase 50 pacientes por ano.

Publicidade
Publicidade

Após passar por deliberação do Conselho Municipal, o termo de pactuação deve passar por aprovação da Comissão Intergestores da região e do Estado e do Ministério da Saúde. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que em fevereiro do próximo ano tenha inicio o atendimento aos pacientes.

Publicidade