Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Secretária de Saúde de Candói alerta para os riscos do AVC

GeralSaúde

por Evandro Carlos Artuzzi

45015665_2162782483934486_4181605929189376000_n
Publicidade

No dia 29 de outubro é comemora o Dia Mundial de Combate ao AVC – Acidente Vascular Cerebral. A finalidade é conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. Para isso a Secretária de Saúde de Candói traz algumas informações para a população ficar atenta aos sinais.

Segundo o secretário de Saúde, Juarez Antonio Turco, o AVC ou comumente conhecido como derrame cerebral ocorre quando há uma obstrução de vasos sanguíneos da região cerebral. “Vários fatores alterados podem levar um indivíduo a sofrer com um AVC. Hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo, histórico familiar. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída. A janela terapêutica para inibir os efeitos no organismo é de apenas 4h30, por isso é necessário que seja tratado o quanto antes. Há dois tipos de AVC: o Isquêmico e o Hemorrágico, porém o mais letal é o hemorrágico, que acontece quando uma veia se rompe. Geralmente acontece quando o paciente possui pressão alta crônica”, explica.

A Secretaria de Saúde, trabalha na prevenção, mediante Grupos de Combate ao Tabagismo, NASF que visita todas as comunidades repassando informações sobre saúde e qualidade de vida e os PSFs trabalham intensamente em suas comunidades. Além disso, é recomendado praticar exercícios físicos, não abusar de álcool e cigarros e controlar a obesidade.

O Ministério da Saúde mostra que cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil, um número superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas no país.

Publicidade