Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Secretaria de Saúde confirma controle da meningite em Beltrão

Geral

por Juliana Raddi

RTEmagicC_meningite_02.jpg
(Imagem Ilustrativa)
Publicidade

A ocorrência de dois óbitos por meningite nos últimos dias causou preocupação na população de Francisco Beltrão. O Diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Paulo, esclarece que não há surto da doença, “tivemos em janeiro dois casos isolados, notificados e confirmados de meningite, mas a nossa situação atual é tranquila”.

A meningite que normalmente assusta mais é a forma mais grave, com maior letalidade: a meningocócica, porém não foi registrado nenhum caso suspeito no município, “estamos mantendo uma vigilância contínua de todo e qualquer caso suspeita de meningite”. Entre as medidas aderidas pela secretaria, foi publicado um alerta para toda a rede municipal, “devemos ser comunicados sobre toda e qualquer pessoa que chegar em uma unidade de saúde ou na UPA com sintomas, para que assim consigamos uma agilidade no atendimento e na investigação”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Secretaria de Saúde confirma controle da meningite em Beltrão — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

É importante estar atento aos cuidados gerais, que são basicamente: manter os ambientes arejados, abrir as janelas, lavar as mãos com frequência (especialmente antes das refeições), manter os ambientes, móveis, brinquedos, utensílios de uso comum higienizados, e evitar aglomerações em ambientes pouco ventilados.  Vale destacar que, os principais sintomas da meningite são: febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, vômito e manchas vermelhas no corpo.

Algumas vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que protegem alguns tipos de meningite, “a meningocócica é aplicada aos três, cinco e doze meses, e depois tem um reforço entre 11 a 14 anos”. Como a vacina foi introduzida no calendário vacinal no ano de 2010, as crianças que nasceram anterior à data, não realizaram as três primeiras doses, e devem realizar entre 11 e 14 anos.

Publicidade
Publicidade

Confira a entrevista: 

 

Publicidade