Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de maio de 2024
Rádios

Sebrae/PR capacita startups do Sudoeste para o mercado internacional

Geral

por redação

Publicidade

Startups ligadas ao setor de Tecnologia da Informação da região sudoeste do Paraná participaram de um trabalho intensivo promovido pelo Sebrae/PR com o consultor Leo Uchoa, facilitador do Startup Weekend. A programação começou na noite da última sexta-feira, dia 12, no escritório regional do Sebrae/PR em Pato Branco, com palestra de sensibilização intitulada “Criando startups globais – Estratégias de guerrilha para entrar no mercado internacional”. Vinte negócios inovadores que integram o Circuito Sudoeste do projeto Sebrae/PR para Startups participaram de atividades que aconteceram até esta segunda-feira, dia 15.

“O Sebrae/PR, preocupado com a preparação dos empreendedores de startups digitais, trouxe o consultor Leo Uchoa, que tem experiência nas áreas de internacionalização, inovação e tecnologia. São diversos requisitos e critérios para que as startups estejam adequadas a se internacionalizar. Depois da palestra de sexta-feira à noite, os interessados participaram de três dias de muito trabalho para adequar seus modelos de negócios aos padrões globais”, explica Cesar Colini, consultor do Sebrae/PR.

Os empreendedores digitais tiveram acesso a informações fundamentais para participar de editais internacionais, como o Start-Up Chile (programa de aceleração chileno), que encerrou período para inscrições nesta terça-feira (16).

“Cada um dos empreendedores tem um projeto em andamento. A ideia é adaptar esses projetos, que na grande maioria são direcionados para o mercado local, para que tenham enfoque global”, relata Leo Uchoa. O especialista acrescenta que os jovens empreendedores até ficam sabendo das oportunidades no exterior, mas falta a percepção de que é possível participar. “Pelas redes sociais, a informação chega. O que não chega é aquele estalo de que ele pode ser selecionado para um edital internacional”, completa Uchoa.

Publicidade
Publicidade

A startup Lar Já, de Pato Branco, que desenvolve uma solução tecnológica para compra ou aluguel de imóvel, foi uma das participantes da capacitação internacional. Diego Cantú, Ricardo Anzolin, Cesar Andrade e Leandro Huert são parceiros no aplicativo para dispositivos móveis Android e enxergaram nesta preparação uma forma de melhorar o produto e ampliar mercados. “Se não fosse a iniciativa do Sebrae/PR, de trazer o Leo Uchoa, provavelmente não participaríamos do edital do Start-Up Chile”, relata Cantú. “A expectativa foi de aproveitar toda a experiência do consultor Leo Uchoa para melhorar nosso aplicativo e ganhar visibilidade”, afirma Ricardo Anzolin.

Antídoto para a crise

Estimular os empreendedores digitais a ultrapassar fronteiras não é o único objetivo de Uchoa. A mudança de pensamento, para ele, pode ser também uma forma de driblar a crise econômica que assola o Brasil.

“Minha preocupação maior não é exatamente com a empresa, com a startup, é muito mais com o empreendedor. Fazê-lo entender que pode estabelecer sua empresa em qualquer lugar do mundo. Hoje, a gente vive uma crise no país. Mas, se pelo menos os empresários de micro e pequenas empresas tivessem pequenos negócios fora, seria exatamente o antídoto para a crise brasileira”, completa Uchoa.

Publicidade