Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de maio de 2024
Rádios

Sanepar regional orienta sobre destino do óleo de cozinha

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade
por Ivan Cezar Fochzato
Fonte: Assessoria/Sanepar

 

O óleo de cozinha, já utilizado, tem sido um dos vilões dos problemas enfrentados pelo sistema de esgoto. A constatação é dos técnicos da Sanepar regional que, ao investigar reclamações sobre entupimento de rede, retorno de esgoto para dentro dos imóveis e transbordamento de poços de visita, especialmente nos dias de chuva, estão observando que a grande maioria destes problemas é provocada pelos próprios moradores.

 

As principais atitudes incorretas da população são descarte de lixo no vaso sanitário – como preservativos, plásticos e outros objetos -, que é agravada pelo despejo de óleo de cozinha no ralo da pia. O óleo, quando descartado pela rede coletora de esgoto, atua como aglutinante de todos esses resíduos, causando entupimento das tubulações.

Publicidade
Publicidade

 

O técnico da área de Meio Ambiente da Sanepar, em Pato Branco, João Carlos Martinello explica que o óleo de cozinha é um dos vilões do sistema de esgotamento sanitário.Para evitar ao máximo os problemas de entupimento de rede, a Sanepar realiza periodicamente serviços de manutenção preventiva.

De acordo com Marilucia Cirino Rodrigues, também da área de Meio Ambiente da empresa, além de causar problemas ao sistema público de esgoto, o óleo de cozinha, caso atinja corpos dágua (rios, lagos e mares) causa a escassez do oxigênio e provoca a morte de peixes, crustáceos e moluscos.

 

Publicidade
Publicidade

No solo, o óleo também é prejudicial, causa proliferação indesejável de microorganismos, impede a passagem da água, libera gás metano o que contribui para aumento do efeito estufa.

Publicidade