Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Romaria de Nossa Senhora Aparecida elevada a Santuário Diocesano e lança Selo

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Luiz Carlos Bittencourt

 

      O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, de Santa Izabel do Oeste, realizou a 29ª Romaria penitencial, com o tema “Maria, Mãe que caminha com os seus”. As atividades religiosas iniciaram no dia 4 de outubro com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida e as celebrações da novena. No dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, foi celebrada a Missa campal com a presença de milhares de fiéis de diversas regiões do Brasil. A missa foi presidida pelo Bispo Dom José Antonio Peruzzo, concelebrada pelo pároco de Santa Izabel, Pe. Roberto Baroni e pelo Pe. Davide Fontana, de Nova Prata do Iguaçu.

      Dom José destacou a importância da reflexão das palavras de Nossa Senhora com o momento político do Brasil: “Especialmente neste período eleitoral de tantas falsas verdades, se deixássemos a Mãe nos falar iria pedir a todos nós que buscássemos justiça, que vivêssemos o perdão, que cultuássemos valores que se tornam promessa e esperança para nossa gente”.

Publicidade
Publicidade

       Um momento importante nesta 29ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida foi o decreto oficial da elevação a Santuário Diocesano, destaca Dom José Antonio: “Não mais pequeno santuário, mas Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, agora. Gradativamente será edificado aqui um lugar de peregrinação, de culto e espiritualidade, espaço de santidade e de conversão”.

      Conforme Dom José, uma importante novidade após a celebração foi o lançamento do Selo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, uma parceria realizada com os Correios: “Até os Correios perceberam que uma realização como esta é promissora não apenas na simbologia formal de um selo, mas ser portador de correspondências, anseios que se manifestam e a imagem deste lugar percorrerá os mais recônditos ambientes de nosso país. Que cada correspondência enviada chegue também aquele toque de fé mariana que nossos católicos querem cultivar para si mesmos e transmitir para outros”.

História


O milagre acontecido

Publicidade
Publicidade

      Em 1975 Milton Cezar Brusamarello de apenas onze anos teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência, estava muito mal porque a situação era grave. A cada dia que passava ficava mais fraco e debilitado. No nono dia que estava internado ficou entre a vida e a morte, mas os médicos conseguiram reanimá-lo. Até o vigésimo oitavo dia o tratamento foi intensivo, mas nada adiantava o quadro clínico era grave. Os médicos chamaram os pais do menino e falaram que iriam dar alta, mas que era para ficarem preparados, pois talvez fosse demorar até uns seis meses para melhorar, isso talvez para não dizerem que teria no máximo esse tempo de vida.

       Mas num ato de muita fé, sem que um soubesse do outro, o pai recorreu a Nossa Senhora Aparecida e fez a promessa que se o menino ficasse bom, seria levado para agradecer aos pés da imagem no Santuário em Aparecida do Norte. Em 1976 foi cumprida a promessa.

       A mãe, no momento em que o menino estava saindo do quarto do hospital, olhou para uma imagem de Jesus que estava na parede e com o terço na mão recorreu a Nossa Senhora Aparecida dizendo: “Eu te peço, interceda junto a Jesus para que Ele conceda ao meu filho a sua recuperação e para que ele volte a ter saúde, e se isso acontecer eu prometo que vou dar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Igreja Matriz de Santa Izabel do Oeste, mas esta imagem terá que vir diretamente do Santuário de Aparecida”. No terceiro dia em que estava em casa o menino ficou completamente curado, voltou a se alimentar e com isso a ter vontade de viver.
Em 12 de outubro de 1975 foi cumprida a promessa que a mãe tinha feito. Numa grande solenidade e recepção reuniram-se milhares de pessoas em frente à Igreja Matriz. Foi quando o menino Milton entregou a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Pe. Cestilho José Miotto, que logo em seguida celebrou uma missa em ação de graça. Neste dia o padre relatou a todas as pessoas o que tinha acontecido e com a mão no ombro de Milton disse: “Este é o menino que não só recebeu uma graça, mas que era um milagre que tinha acontecido. Essa imagem não poderá ser esquecida, ela terá que ser exposta em algum lugar aonde todos os que virem saibam o que aconteceu. E que pelo exemplo de fé que o senhor Constantino e dona Olímpia Brusamarello deram tudo o que se pede com fé, consegue”.

      Seis anos depois, em 1981 foi construído o Pequeno Santuário e realizada primeira Romaria com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, doada pela senhora Olímpia.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade