Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Risco de desmoronamento obriga Defesa Civil interditar casa em Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

Uma casa foi interditada pela Defesa Civil em Francisco Beltrão, na esquina das Ruas Palmas e Antônio Carneiro Neto, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na tarde deste sábado (19). O motivo foi um deslizamento de terra que acabou comprometendo a estrutura do imóvel.

Conforme o Subtenente Gross, do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, o solo está muito encharcado pelo excesso de chuva e a terra começa a se soltar nos morros, principalmente em locais com pedra o que facilita a infiltração. Segundo ele, o mês de novembro foi o mais chuvoso para um período de 33 anos em Francisco Beltrão, com precipitação média de 370 milímetros, quando o normal seria até 150.

De acordo com os proprietários, o imóvel está construído há mais de 20 anos. Inclusive, um pedido para construção ser num local seguro foi feito à prefeitura, mas não houve aprovação. A arquiteta Dayene Lanhe contou à reportagem que a situação é complicada, mas esse era o único terreno que seu pai teve condições de comprar para construir. Ela lembra que a construção deveria ter sido feita na parte de cima do terreno, mas como não houve liberação agora aconteceu isso.

De acordo com o engenheiro José Carlos Kniphoff, da Defesa Civil Municipal, foi recomendada a demolição do imóvel. A casa é ocupada por três pessoas, as quais foram retiradas e abrigadas na casa de parentes.

Publicidade
Publicidade

O engenheiro ambiental, Maicon Galvan, ressalta que a área afetada tinha cobertura vegetal, ou seja, o solo não estava exposto. Isso demonstra que a grande quantidade de chuva pode pôr em risco até mesmo áreas, até então seguras no município. Segundo ele, Francisco Beltrão possui solo concretado, ou seja, com bastante mineral.

Fotos: José Carlos Kniphoff e Maicon Galvan

Publicidade