Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Risco de chuva forte no sul e sudoeste do Estado, segundo o Simepar

Geral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu na manhã de hoje (26), um alerta para o risco de novos alagamentos, principalmente no sul e sudoeste do Estado. Conforme o comunicado assinado pelo meteorologista Leandro Jacóbsen, as regiões vizinhas ao Paraguai, Argentina e ao estado de Santa Catarina devem se manter atentas ao volume das chuvas entre amanhã (27) e sábado (28), pois as previsões indicam muita chuva, criando o risco de novas enxurradas e cheias dos rios.

[Grupo RBJ de Comunicação] Risco de chuva forte no sul e sudoeste do Estado, segundo o Simepar — SimeparAlerta
SimeparAlerta

Segundo o instituto, a sugestão é de que sejam considerados os índices mais altos previstos, visto que os últimos prognósticos têm apresentado indicativos de chuvas instensas em curto espaço de tempo.

Em Palmas, entre as 09h de ontem (25) até às 09h de hoje, choveu 53,5 mm. A notícia não é nada boa para os moradores afetados pelas enchentes do inicio do mês. Bituruna e União da Vitória foram reconhecidos pelo Governo Federal, como municípios em estado de calamidade pública.

Publicidade
Publicidade

Mais de 53 mil pessoas foram afetadas somente em União da Vitória. Mais de 13 mil estão desalojadas. Foi registrada 1 morte no município em decorrência das cheias. Segundo a Defesa Civil municipal, os prejuízos deverão ultrapassar R$ 120 milhões. No Paraná, 11 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas. A população atingida ultrapassa os 820 mil em 155 municípios e segundo o governo estadual, os estragos causados pelos temporais, causaram prejuízos superiores à R$ 1 bilhão.

Publicidade