Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Reunião com Bispo Diocesano e Pastoral Familiar será no próximo sábado

Religião

por redação

Publicidade

 

[Grupo RBJ de Comunicação] Reunião com Bispo Diocesano e Pastoral Familiar será no próximo sábado — pastoral
pastoral
No próximo sábado, 12 de novembro, Dom Edgar Xavier Ertl estará recebendo a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, das 8h30min às 10h. o objetivo do encontro é promover o diálogo das lideranças da Pastoral com o Bispo e traçar metas para o próximo ano no trabalho com as famílias.

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

A Pastoral Familiar surge como uma resposta da Igreja em favor da Família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar formar verdadeiros cidadãos, conhecedora de seus direitos e deveres.

A ação prática da pastoral Familiar acontece através dos setores:

Publicidade
Publicidade

Setor Pré-Matrimonial:

Articular com catequese (pais e catequizandos), jovens e escolas, evangelizar namorados e noivos.

Setor Pós-Matrimonial:

a) Oferecer ajuda e formação para recém casados e grupos familiares; b) Formação contínua para vida conjugal, familiar e comunitária. Setor Casos Especiais 1) Famílias em situações conflitivas (motivos alheios a sua vontade. Ex. droga, alcoolismo, etc.), 2) Famílias em situações irregulares (matrimônio à experiência; uniões livre de fato; católicos unidos apenas no casamento civil; separados e divorciados sem 2a união; divorciados que contraem nova união – casais de 2a união). 3) Famílias em situações especiais (matrimônio misto; matrimônio canônico precedito de divórcio civil; os sem-família). Acolher a todos incentivando e acompanhando, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja.

Publicidade
Publicidade

Defesa da Vida

A vida humana é sagrada porque desde a sua origem ela encerra a ação criadora de Deus, e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim… (CIC 2258). A Igreja Católica consciente da sua missão evangelizadora empenha-se em valorizar, respeitar, promover e defender a vida humana, em todas as suas fases, da concepção ao seu fim natural.

Publicidade