Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Reunião do Comitê Gestor da Expobel

Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

Com boa participação de autoridades e representantes de entidades beltronenses, o Comitê Gestor da Expobel se reuniu nesta terça-feira, 17, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). Devido à proximidade da realização de uma das maiores exposições do Brasil, o ritmo das obras no Parque Jaime Canet Júnior vem transcorrendo normalmente – o clima vem colaborando para ações como a terraplanagem para a construção dos pavilhões do setor agropecuário. “Os trabalhos estão sendo feitos dentro da conformidade. Temos, por exemplo, a previsão de entrega do novo recinto de leilões até o dia 10 de janeiro”, informou Eduardo Scirea, secretário de Planejamento, vice-prefeito de Beltrão e presidente da Feira.
Outra questão bastante discutida foi sobre a entrada de visitantes e expositores dentro do parque com animais de estimação. Fábio Monteiro, médico veterinário e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) – unidade Beltrão – avisou: “Em eventos agropecuários não é permitido circular com cães, gatos e pássaros, salvo animais que farão apresentações como, por exemplo, os cães da raça Border Collie, desde que estejam devidamente vacinados.” Sugestões foram levantadas pelos gestores como a colocação de placas na área externa do parque, informando às pessoas que não será permitida a entrada de animais.

Alerta dado

Quanto à segurança e manejo dos bovinos, Fábio destacou uma preocupação que a Adapar vem tendo. O parque de diversões ficará ao lado do Centro de Eventos, próximo a nova estrutura do setor agropecuário. Essa pouca distância pode trazer transtornos. “É certo que o barulho dos brinquedos estressa os animais e isso pode fazer com que algum animal pule fora das mangueiras e ir ao encontro das pessoas.” José Claudimar Borges, o Cláudio, da Sociedade Rural, tranquilizou. “Será feita uma área de contenção em torno das mangueiras para prevenir algum tipo de acidente.”
E um novo leilão para a venda das mangueiras antigas do parque está marcado. Será no dia 3 de janeiro. “Das seis mangueiras, três foram comercializadas”, relatou o secretário de Administração da Prefeitura, Saudi Mensor.

Agroindústria

Publicidade
Publicidade

Um dos locais mais visitados é o pavilhão da agroindústria. Produtos típicos da região Sudoeste são comercializados por produtores que tem na feira uma boa oportunidade de fazer negócios. Orley Lopes, da Emater Regional, falou sobre o andamento das atividades para a realização do Café Rural, um atrativo à parte. “O pessoal está sendo capacitado para promover o tradicional café colonial. Continuamos buscando parcerias para a realização do café bem como com as agroindústrias. No momento a prioridade é fechar as parcerias com as agroindústrias de Beltrão.”

Publicidade