Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

RETIRO DO CLERO TRATOU DA CENTRALIDADE DA EUCARISTIA NA VIDA DO PADRE

Com a assessoria do abade dom Filipe da Silva (OSB), do Mosteiro São Bento, do Rio de Janeiro.

GeralReligião

por Luiz Carlos

1
Publicidade

Às vezes, a gente cuida muito das coisas de Deus e se esquece de Deus! (Dom Filipe)

Onde estás? Cultivando a vida interior no altar como primeiro adorador da Eucaristia, este foi o tema do Retiro do Clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, de 17 a 21 de outubro, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), com a assessoria do abade dom Filipe da Silva (OSB), do Mosteiro São Bento, do Rio de Janeiro. Teve a presença do bispo dom Edgar Xavier Ertl, dos padres diocesanos, religiosos e diáconos permanentes.

Dom Filipe falou da meditação sobre a realidade sacerdotal como primeiro adorador da Eucaristia: “Ele, de forma diária, tem esse mistério tão próximo a si, em suas mãos, o primeiro a contemplar. No mistério do altar, a vida se renovou com a ressurreição de Cristo, atualizada em cada Eucaristia”. A centralidade da Eucaristia influencia diretamente na ação do padre no trabalho evangelizador: “Porque é parte dela que ele sai para levar ao povo de Deus essa mensagem do Cristo vivo, presente no meio de nós”.

Publicidade
Publicidade

O Retiro do Clero foi um momento de graça, alegria e esperança, resume Pe. Flavio Luiz Volpatto: “É uma profundidade para a reflexão sobre a vida interior, no caminho do dia a dia e como renovar e viver a experiência o meu compromisso como cristão e, de modo especial, como sacerdote”. Este foi um momento especial para comunhão com Deus, diz Pe. Emerson Detoni: “Voltarmo-nos para Deus e aprofundarmos a nossa comunhão com Ele”.

Publicidade
Publicidade