Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Resultado de estudo das Cadeias Propulsivas será apresentado à empresários

Geral

por redação

Publicidade

Um grupo de empresários do Sudoeste que foram âncoras do estudo das Cadeias Produtivas Propulsivas vão conhecer no dia 17 de novembro o resultado desse levantamento e qual o diagnóstico obtido. O encontro será na Agência de Desenvolvimento Regional a partir das 19h30, e contará com a presença de integrantes da Governança do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI).

O resultado da pesquisa será apresentado pelos consultores da Fiep Marcelo Peticotti e Marcelo Alves, bem como técnicos da região,  que vão relatar também a linha do tempo do Estudo, o mapeamento das cadeias produtivas propulsivas; metodologia empregada, apresentação dos números e análise. Na sequência será aberto debate. O professor Sérgio Kuhn observa que será “um momento para apresentar os estudos, avaliar e validar os dados para conhecimento de todos”.

As informações foram repassadas na última reunião de outubro do PDRI ocorrida no último di 4 (outubro) na sede do Sebrae em Pato Branco. Na oportunidade também foram atualizandos os integrantes sobre o andamento dos projetos e discutindo novas iniciativas. Como de costume, o diretor da Agência de Desenvolvimento Regional Célio Boneti lembrou dos assuntos debatidos na reunião de setembro, e abriu os relatos sobre as pautas do mês.

[Grupo RBJ de Comunicação] Resultado de estudo das Cadeias Propulsivas será apresentado à empresários — Professor Sérgio falou sobre o estudo das cadeias propulsivas na reunião de outubro do PDRI. Foto de divulgação
Professor Sérgio falou sobre o estudo das cadeias propulsivas na reunião de outubro do PDRI. Foto de divulgação

MMSudoeste

Publicidade
Publicidade

O consultor do Sebrae Alaxendro Rodrigo Dal Piva comunicou sobre a realização da pré-assembleia ocorrida no dia 28 de setembro para a criação da MMSudoeste (Associação de Mecanismos de Acesso à Mercado Sudoeste). A associação, que pretende aproximar produtores e comerciantes – principalmente pequenas empresas e pequenos produtores – está trabalhando na criação de estatuto, estruturação da entidade, amparo jurídico, logística, garantias de pagamento etc. “Tão logo seja concluída a parte burocrática será realizada a assembleia de criação da MMSudoeste. Um dos objetivos da mesma é colocar em funcionamento a Bolsa de Mercadorias, que será levada ao conhecimento e lançada para a comunidade regional”, adiantou Dal Piva.

PDRI/governo

Boneti também salientou sobre a apresentação do PDRI junto a Secretaria de Planejamento Estadual em Curitiba, no mês passado, com ampla repercussão, e a presença no lançamento do Masterplan 2016/2026 – plano de desenvolvimento turístico do Paraná. O Sudoeste faz parte do plano com 25 municípios. Na ocasião ampliou-se as articulações em prol do projeto Lagos do Iguaçu, aos moldes do projeto Angra Doce, desenvolvido nos rios entre São Paulo e Paraná.

Demais pautas

Publicidade
Publicidade

Na reunião de outubro também foi informado a decisão do GT (Grupo Técnico) que coordena os assuntos relativos ao Estudo e Planejamento das Cadeias, de introduzir em suas reuniões mensais, estudos das teorias do planejamento econômico da localização, com base em autores renomados, como Adam Smith, David Ricardo, Albert Hirshman, Alfred Marshal, Gunnar  Myrdal, Douglas North e outros.

Também foi contextualizado sobre o andamento do projeto de concessão de rodovias no Sudoeste; discutida a possibilidade de criar linha de ônibus até aeroporto de Chapecó; os trâmites do projeto de apoio ao queijo colonial; a possibilidade de uma convenção anual do PDRI, que ficou para o início do próximo ano, e a grande repercussão das páginas na internet e no Facebook do PDRI e da Agência.

Governança

O grupo de lideranças voluntárias que integram a governança do PDRI é formada por representantes de mais de 60 entidades, associações, cooperativas, instituições e órgãos públicos. O PDRI é coordenado pela direção da Agência de Desenvolvimento Regional e tem como meta criar mecanismos e iniciativas que possam contribuir para elevar a qualidade de vida dos municípios do Sudoeste por meio de projetos de desenvolvimento. Todo início de mês o PDRI realiza reunião com os membros alternando o local entre a Agência em Francisco Beltrão,  e ou o Sebrae, em Pato Branco.

Publicidade