Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Reichembach pede informações sobre o pagamento de indenizações à criadores que tiveram animais abatidos

AgriculturaGeral

por redação

Publicidade

O deputado estadual Reichembach protocolou no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento de pedido de informações a respeito das indenizações pecuniárias devidas aos criadores de animais abatidos em virtude de inspeções sanitárias, decorrentes de enfermidades infecciosas ou outros males, como a tuberculose. Os pedidos de indenização por parte dos criadores foram atendidos durante algum tempo, porém nos últimos meses os pagamentos foram interrompidos.

Para Reichembach, o pagamento das indenizações faz muita falta aos produtores rurais. “Semanalmente recebo reclamações a respeito deste assunto, sendo que grande parte das pessoas que requerem este direito são pequenos criadores, que realmente precisam deste ressarcimento”, afirma. O deputado dá o exemplo dos pequenos produtores de leite, que quando precisam abater os animais doentes acabam perdendo sua fonte de renda mensal, e em função da demora no pagamento das indenizações ficam com a situação financeira comprometida.

Em resposta ao protocolo, o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, ressalta que as indenizações se referem exclusivamente ao abate/sacrifício de animais contaminados por tuberculose, e que os ressarcimentos estão condicionados a previsão de recursos orçamentários. Também de acordo com o documento da Secretaria de Agricultura, até o dia 25 de maio, 269 criadores aguardavam a liberação destes recursos referentes a indenização de 859 animais abatidos/sacrificados, resultando no valor de R$ 1 milhão 478 mil reais.

Publicidade