Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Registrado caso de Leishmaniose Tegumentar em Itapejara D'Oeste

GeralSaúde

por redação

Publicidade

Um morador de Itapejara D’Oeste, Sudoeste do Paraná, está internado em Curitiba em tratamento contra a Leishmaniose Tegumentar (Cutânea). É o primeiro caso da doença registrado no município sudoestino, colocando o setor de saúde em alerta. Doença infecciosa, mas não contagiosa, é transmitida pelo mosquito “palha” e caracteriza-se por causar feridas na pele, além do possível surgimento de feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta.

De acordo com o responsável pela Vigilância Sanitária de Itapejara, Lademir Bernardi, não é comum a presença do transmissor da doença na região, no entanto, com as mudanças climáticas é possível com que ele tenha sido importado. Porém, os principais hospedeiros do parasita causador da Leishmaniose são os cães.

Salientou que a doença é totalmente curável, desde que realizado o tratamento de maneira efetiva. O setor deverá intensificar o monitoramento também nos animais, a fim de identificar possíveis portadores da doença, visto que apresentam os mesmos sintomas que os humanos.

Publicidade