Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Regiões limítrofes de SC e PR em situação preocupante com a Dengue

Sudoeste do PR tem 2500 casos da doença. Oeste de SC é classificado como infestado pelo mosquito.

Saúde

por Ivan Cezar Fochzato

saude-sc-chega-a-oito-obitos-e-ultrapassa-13-mil-casos-suspeitos-de-dengue-1-686
Publicidade

Praticamente todos os municípios localizados na divisa entre Santa Catarina e Paraná são considerados como infestados pelo mosquito da dengue. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do governo catarinense,  o estado já ultrapassa 13 mil casos e oito mortes.

No Oeste, são considerados infestados melo mosquito transmissor, os municípios de Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz, conforme o mapa(acima).

Já em relação a confirmação pela doença, o Sudoeste do Paraná registra 2.500 casos nos 42 municípios, sendo 2.482 na Oitava Regional de Saúde em Francisco Beltrão e outros 27 na Sétima Regional de Saúde de Pato Branco.

Em todo o estado, em todo o Paraná, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última semana foram registrados 8.441 novos casos e mais sete óbitos causados pela dengue.

Publicidade
Publicidade

IGREJA DIOCESANA NA CAMPANHA CONTRA A DOENÇA

Recentemente o Bispo de Palmas e Francisco Beltrão, m carta a todos os padres e lideranças das 46 paróquias, apontou a grave situação em que alguns municípios do Sudoeste do Paraná,  já são considerados epidêmicos.

Dom Edgar Xavier Ertl salientou que a Igreja Diocesana une-se às Regionais de Saúde, com os secretários municipais de saúde, a fim de que vencer dengue. Convida aos padres, a vida religiosa consagrada, lideranças em geral das pastorais e movimentos para unir forças em favor da vida, cooperando na conscientização da importância da preservação e do cuidado dos ambientes.

Recomendou que  padres multipliquem a campanha nas homilias, nas comunicações das paróquias, nos meios de comunicação, redes sociais e outros. Também pediu adesão da Pastoral Catequética e da Pastoral da Juventude, envolvendo catequistas, catequizandos, adolescentes, jovens e famílias, a fim de combater a proliferação da dengue e suas consequências à saúde. “É  nossa missão cuidar da vida das pessoas na sua plenitude, seguindo o que Jesus nos garantiu: “Eu vim para que tenham vida, uma grande vitalidade”, (Jo 10,10).

Publicidade