Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Reformada há pouco mais de um ano, BR-153 já apresenta sérios problemas

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Reformada há pouco mais de um ano, BR-153 já apresenta sérios problemas — Foto:GDN
Foto:GDN

Inaugurado há pouco mais de um ano, o trecho de 74 quilômetros da BR-153, entre o Trevo do Horizonte e União da Vitória, no Sul do Paraná, já apresenta buracos e defeitos na pista em vários pontos. As obras, concluídas, foram entregues em setembro de 2014, com a presença dos ministros da época, Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, e Paulo Bernardo, das Comunicações.

As obras, executadas pela empresa J. Malucelli Construtora de Obras, iniciaram em outubro de 2011 e custaram cerca de R$ 200 milhões, aplicados em pavimentação, implantação de terceiras faixas, adequações e melhorias nas interseções, retornos, acessos, travessia urbana e sinalização, entre outros serviços. Conforme o então ministro dos Transportes, a restauração as melhorias iriam aumentar a capacidade de tráfego na rodovia, transformando a via no maior corredor de escoamento da produção sul brasileira.

[Grupo RBJ de Comunicação] Reformada há pouco mais de um ano, BR-153 já apresenta sérios problemas — Inauguração em setembro de 2014
Inauguração em setembro de 2014

No entanto, com o aumento do tráfego, os problemas começaram a aparecer. O trecho entre General Carneiro e União da Vitória apresenta uma série de imperfeições na pista. No KM 478, um dos buracos já ficou famoso, pelo seu tamanho e pelos estragos que já causou a alguns motoristas. Revoltados com a situação, moradores e usuários da rodovia colocaram placas, à beira da pista e com frases de efeito, alertavam sobre os defeitos na via. Em novembro, o “famoso” buraco recebeu reparos que não duraram nem dois meses. Na última semana, equipes de serviço, novamente, realizaram reparos no local.

Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a empresa LCM, de Minas Gerais, venceu o processo licitatório para obras de conservação e reparos no trecho entre União da Vitória e o Trevo do Horizonte. Os trabalhos já iniciaram e a empresa será responsável pela preservação da via pelos próximos dois anos, realizando trabalhos de tapa-buracos, sinalização e também a limpeza da via.

Publicidade