Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

RBJ lança campanha contra notícias falsas

Geral

por Juliana Raddi

5a5ee81a19d3bcfaab38cd17ba58427f
(Imagem Ilustrativa)
Publicidade

A Rede Bom Jesus de Comunicação que engloba as emissoras de Rádio; Club FM, Extra FM, Onda Sul FM e Horizonte FM, a Revista Olhar Diocesano e o Portal de notícias RBJ está veiculando uma “vinheta” sobre as Fake News. A ação faz parte de uma campanha que visa alertar usuários da rede a não disseminar notícias falsas, pois  isso pode trazer danos as mais diferentes instituições, pessoas e direitos.

Recentemente o facebook entrou nesta “guerra”, tentando desenvolver um sistema para diminuir a disseminação destas notícias. Porém, essa é uma tarefa praticamente impossível já que as informações falsas são espalhadas por programas robôs.

[Grupo RBJ de Comunicação] RBJ lança campanha contra notícias falsas — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

 

Publicidade
Publicidade

Mas afinal, o que leva internautas principalmente – e até mesmo sites considerados de respeito – a propagar notícias mentirosas – as fake information?

Um dos principais motivos para o “espalhamento” destas notas é a falta de leitura e conhecimento. Na era das redes sociais, as notícias precisam ser condensadas, ou seja: notícias curtas e manchetes chamativas conseguem cativar o internauta. Muitos usuários da rede sequer chegam a ler as matérias e acabam divulgando como verdadeira uma notícia apenas pela manchete sensacionalista, sem se deter para se aprofundar naquilo que está vendo.

Professores da Universidade de Pequim na China criaram um grupo de estudo em que notícias verdadeiras e notícias falsas eram compartilhadas no WhatsApp. As notícias fake receberam uma visualização maior. Ao final foi constatado que os programas robôs que forneciam dados falsos tinham 3 vezes mais chances de criar conteúdos virais do que as páginas dedicadas a informar os fatos reais. Outro fato constatado neste estudo é que os usuários com nível escolar maior tinham o dobro de chances de cair na mentira da informação falsa.

Confira algumas dicas para não cair nas Fake News:

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] RBJ lança campanha contra notícias falsas — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)
  • Verificar se o site é confiável. É importante procurar o que é o site, de onde ele é e qual seu autor para ter certeza se é um site de jornalismo ou de Fake News.
  • Procurar a assinatura do autor da matéria. Normalmente, notícias falsas não têm a identificação do autor, portanto, se não houver assinatura, desconfie.
  • Averiguar se as fontes da notícia são confiáveis. Em algumas matérias nem mesmo há a menção de fontes e, se citadas, os dados são muito vagos.
  • Checar se a notícia foi divulgada em outros veículos de comunicação. Essa é uma das formas mais eficazes de se descobrir uma notícia falsa. Se a notícia não foi dada em outros veículos, é provável que não seja verdadeira. Mesmo que seja um furo, sempre há repercussão nos demais veículos.
Publicidade
Publicidade
  • Desconfiar se a notícia tiver característica inacreditável. 
Publicidade