Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

“Quem são os lobos no Brasil que pretendem matar inocentes”?

GeralReligiãoSaúde

por Ivan Cezar Fochzato

DSC09271
Publicidade

“Quem são os lobos no Brasil que pretendem descriminalizar a prática demoníaca de matar inocentes e indefesos até a 12ª Semana? “. O questionamento é do Bispo da Diocese de de Palmas/Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl em sua mensagem semanal, referindo-se as audiências públicas no Supremo Tribunal Federal(STF) para tratar da descriminalização do aborto no pais.

[Grupo RBJ de Comunicação]

Em analogia, o bispo frisa que a  missão do lobo é devorar, arrebatar e dispersar. O lobo vem para matar. Abortar crianças no ventre de suas mães é a missão dos lobos e, a Igreja, é protetora da vida, como a mãe protege a vida de seu filho/a. “Nosso compromisso é preservar a vida que dança em nossas mãos””, argumenta Dom Edgar.

Em favor da vida e vida em abundância!

Somos ‘biófilos’, amigos e defensores da vida!

Publicidade
Publicidade

 No Evangelho de Jesus, narrado por São João, intitulado Jesus o Bom Pastor (Jo 10,09-18) ouvimos várias vezes a palavra “Vida”: – “Eu vim para que tenham vida, uma grande vitalidade. Eu sou o bom Pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas”. “Como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a vida pelas ovelhas”. -“Por isso o Pai me ama, porque dou a vida para recuperá-la depois”. “Ninguém a tira de mim”.

O Evangelho de João revela que a prática de Jesus é um compromisso contínuo com a vida. Quando o Evangelho fala de vida, aponta para a vida é de maneira abundante prometida por Jesus, revelando o projeto que Ele tem para quem se compromete com o seu plano. A vida que Jesus traz é vida plena e perpétua, uma participação, por meio dele, na vida divina. Para isso veio, pois, a humanidade com suas próprias forças não pode alcançá-la.

Em todos os grandes discursos que encontramos no 4º Evangelho, de João, há uma referência explícita à Vida. Trata-se de uma realidade que não podemos explicar com palavras, nem enquadrá-la em conceitos humanos. Somente através de símbolos e metáforas podemos indicar o caminho de uma vivência que é o único que nos levará a descobrir de que se está falando.

A Vida que Jesus promete não vem de fora e de maneira espetacular. Ela está presente em cada um e se manifesta no cotidiano, como amor descentrado, como partilha dos dons, como preocupação pelo outro. Esta Vida interior é ativada pela adesão e identificação com a pessoa de Jesus. Este é apelo de trabalhar em favor da Vida e vida em abundância.

Publicidade
Publicidade

Segundo o Pe. Adroaldo Palaoro, sacerdote jesuíta a “vida é encontro, interação, comunhão. Vida é solidariedade. Vidas são olhares que se cruzam, são mãos que se estendem e se estreitam, são passos que rompem distâncias e se interligam. Somos chamados a ser ‘biófilos’, ‘amigos e defensores da vida’”. Palaoro cita Bloch que “é entre nossas mãos que está a vida”. Prossegue:  “Nossas mãos não podem jogar fora a vida. Nossas mãos precisam manter, nutrir e proteger a vida. Nossas mãos devem ser protagonistas para sustentar a vida, precisam dignificar a vida. Nosso compromisso é preservar a vida que dança em nossas mãos”.

A Igreja é continuadora da missão de Jesus. Ela é agora a voz de Jesus em defesa da vida e vida em abundância. Ele deu a vida pela humanidade. A Igreja é convocada “a dar a vida por” uma causa nobre: nestes últimos dias e semanas estamos rezando em favor dos nascituros, das crianças ameaçadas durante a gravidez.  É a defesa das ovelhas frágeis e vulneráveis. A Igreja é protetora da vida, como a mãe protege a vida de seu filho/a. Ela deve denunciar os lobos vorazes e pastores desinteressados e descuidados, que fogem quando os lobos se aproximam. A Igreja não pode abandonar as mães pobres e vítimas de promessas mentirosas acerca do filho que traz no ventre. A missão do lobo é devorar, arrebatar e dispersar. O lobo vem para matar. Abortar crianças no ventre de suas mães é a missão dos lobos. Quem são os lobos no Brasil que pretendem descriminalizar a prática demoníaca de matar nos inocentes e indefesos até a 12ª Semana?

À Igreja do Brasil, à nossa Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, quando reunida em oração pela vida, que valham as palavras do Apóstolo São Paulo: “Pois não me abstive de anunciar o desígnio de Deus. Cuidai de vós e de todo o rebanho que o Espírito Santo vos confiou como pastores da Igreja de Deus, que adquiriu pagando com seu sangue” (At 20,28-29). O Apóstolo Pedro também pede à Igreja para cuidar bem do rebanho: “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele não forçadamente, mas de boa vontade, como Deus quer” (1Pd 5,2). Nossa missão é ser ‘biófilos’, isto é, amigos da vida e vida em abundância.

Dom Edgar Ertl

Publicidade