Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

“Quem prometeu, vendeu um sonho”, diz presidente da AMP sobre novos prefeitos e atual cenário econômico

Geral

por redação

Publicidade

“Quem prometeu, vendeu um sonho. Não temos dinheiro para manter as prefeituras, quanto mais fazer investimentos”. A declaração é do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Ricardo Ortina, prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, ao avaliar o atual cenário econômico e as perspectivas para o inicio dos mandatos dos novos prefeitos a partir de janeiro de 2017.

Para muitos prefeitos que faziam malabarismos para o fechamento das contas de final de ano, parte dos impostos obtidos pelo Governo Federal através da repatriação de recursos de brasileiros não declarados no exterior será repassado aos municípios, ajudando a cerca de 80% das prefeituras do Estado a pagar em dia o décimo-terceiro salário do funcionalismo, segundo estimativa da AMP. “Se não fossem esses recursos, 50% dos municípios não teriam condições de honrar esse compromisso”, afirma Ortina.

Mas o “presente” de final de ano não traz expectativas positivas para os municípios. Conforme o presidente da AMP, as mudanças no comando do país não alterou a realidade enfrentada pelos prefeitos, cujas demandas como o aumento no Fundo de Participação dos Municípios, foram adiadas para o próximo ano. “O governo federal está salvando o seu pescoço e esquecendo dos municípios”, dispara o gestor, orientando aos prefeitos que assumirão em 01 de janeiro a “cortar gastos e torcer para a economia melhorar. Se não houver melhora, não haverá dinheiro para mais nada a não ser manter o que existe”.

Publicidade