Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Projeto que trata dos plantões de farmácias tem votação adiada

GeralSaúde

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 18 de agosto, na Câmara de Vereadores, estava em pauta o Projeto de Lei do Executivo que disciplina o plantão de farmácias em Francisco Beltrão. Atualmente nenhuma farmácia funciona 24 horas na cidade. O projeto altera a Lei do Código de Posturas, determinando que farmácias e drogarias podem funcionar das 08h00 às 21h00 e os demais horários serão cumpridos pelo sistema de rodízio entre os estabelecimentos.

O vereador Aires Tomazoni, PMDB, Líder do Governo Municipal na Câmara, pediu a retirada por um período de 60 dias. Na sua visão é preciso debater mais o tema para se chegar a uma definição que atenda os anseios da comunidade e satisfaça o setor farmacêutico do município. O projeto voltará a ser debatido na Câmara na segunda quinzena de outubro. Inclusive pode sofrer algumas alterações.

Outro projeto retirado de pauta por 60 dias, também à pedido do vereador Aires, é o que institui o Programa Municipal de Aprendizagem, destinado a geração de emprego para aprendiz com idade entre 14 e 23 anos. O objetivo é criar oportunidade de ingresso de adolescentes no mercado de trabalho, garantindo a formação técnico-profissional.

Recebeu aprovação unânime o projeto do Executivo que trata da abertura de crédito adicional no orçamento de 2014, no valor de R$ 29.711,48. Inclusive parte dos recursos terá como destinado investimentos em acessibilidade no prédio onde funciona a Câmara e que pertence à Prefeitura. Também foi aprovado Projeto do Legislativo, de autoria do vereador Paulo Grohs, PSDB, que Declara de Utilidade Pública a Associação Centro de Treinamento Novos Talentos, CTNT.

Publicidade
Publicidade

Requerimentos

Por meio de Requerimento os vereadores Brizola, PSL, Cleber Fontana, PSDB, Elenir de Souza Maciel, PP, e Roberson Artifon Fiera, PT, solicitaram informações da administração municipal sobre o total de professores que foram contratados pelo Processo Seletivo Simplificado e em quais escolas estão trabalhando. Também querem saber o número de estagiários contratados pelo Município para a Educação e onde estão atuando, além da relação de professores efetivos, quantos desempenham outras funções fora da sala de aula e em quais instituições.

Os vereadores que assinaram o Requerimento alegam que solicitaram as informações porque é grande a reclamação da falta de profissionais efetivos nas instituições de ensino, inclusive trazendo dificuldade na autorização de licença prêmio devido a falta de substitutos. Afirmam ainda que muitos estagiários estão desempenhando funções que devem ser exclusivas de profissionais formados.

O vereador Roberson Artifon Fiera solicitou informações sobre projetos a serem executados na comunidade de Seção Jacaré, caso da pavimentação com pedras irregulares ligando a comunidade até a divisa com Bom Sucesso do Sul, construção de residências pelo programa Minha Casa Minha Vida, construção de um Posto de Saúde da Família e a situação do projeto para a edificação do novo prédio da escola municipal. Em outro Requerimento Roberson solicita informações sobre a implantação da informatização para o agendamento de consultas e exames nas unidades básicas de saúde. O vereador Ivanir Tupi Prolo, PP, reivindicou melhorias na estrada da Linha Poltronieri, no KM 12.

Publicidade