Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Projeto motiva alunos a conhecer a língua portuguesa e promove interação entre turmas

Educação e Cultura

por Francione Pruch

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Projeto motiva alunos a conhecer a língua portuguesa e promove interação entre turmas — Alunos participando do soletrando / Foto: Francione Pruch
Alunos participando do soletrando / Foto: Francione Pruch

Com gritos de guerra, cada aluno além de apoiar o representante da turma, também torcia para o colega do grupo adversário. A competição faz parte da Gincana Cultural que envolve os alunos do ensino integral do Colégio Estadual Industrial, de Francisco Beltrão.

Desenvolvido pela professora Eliana Arcangelo, o projeto foi abraçado pela direção e professores do colégio, da Unipar e do Núcleo regional de Educação.

“Ele aconteceu a partir do momento em que nós vimos que nossas crianças estavam precisando trabalhar a parte lúdica juntamente com as áreas das disciplinas normais. As atividades da gincana englobam as disciplinas de matemática, física, educação física, português, geografia, as áreas do currículo básico”, comenta Eliana.

[Grupo RBJ de Comunicação] Projeto motiva alunos a conhecer a língua portuguesa e promove interação entre turmas — Compromisso e descontração na gincana / Foto: Francione Pruch
Compromisso e descontração na gincana / Foto: Francione Pruch

As atividades envolvem aproximadamente 260 estudantes, do sexto (6ª) ao nono ano (9ª). A etapa é focada na atividade soletrando, competição que visa o conhecimento das palavras e boa oratória dos estudantes.

Publicidade
Publicidade

Para a aluna da sétima série, Luiza Myszak, de 12 anos. É a primeira vez que ela participa de uma atividade dessas na escola. “Aqui é a primeira vez, achei bem interessante, organizado. Gostei mais da competência e respeito que tiveram”.

A estudante da oitava série Anelise Rombaldi, 13 anos, participou da competição, ela destaca que além do nervosismo, a união do grupo foi fundamental nos trabalhos. “muito nervosa, foi uma experiência que serviu como aprendizado. Independente da situação que estamos a união sempre vai nos ajudar”.

Veronica Myszak ficou surpresa com a habilidade dos alunos e a interação que o projeto propõe. “É muito interessante, uma atividade fora da sala, onde estão descontraídos, mas ao mesmo tempo concentrados, brincando e aprendendo. Vai enriquecer o vocabulário deles”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Projeto motiva alunos a conhecer a língua portuguesa e promove interação entre turmas — Alunos disputando o soletrando / Foto: Francione Pruch
Alunos disputando o soletrando / Foto: Francione Pruch

Esta etapa aconteceu de 04 a 06 de setembro na Unipar, com apoio dos professores do curso de Educação física.

Publicidade
Publicidade

O projeto é voltado para ampliar o conhecimento dos alunos, mas os professores, o que eles aprendem com essas atividades? Para Eliana, a união faz a força. “Hoje foi realmente a união, trabalho em equipe, sétimo e oitavo unidos, com grito de guerra, isso alegra o coração de qualquer professor”.

 

Publicidade