Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de agosto de 2021
Rádios

Projeto Campo Forte é colocado em prática pela administração municipal de Candói

Cerca de 600 agricultores familiares vão ter um alqueire de lavoura de milho custeada pela prefeitura.

Agricultura

por Evandro Artuzzi

20210623_192741
Publicidade

Com o propósito de ampliar a renda de pequenos agricultores do município e fomentar a economia local, a administração municipal de Candói lançou oficialmente na noite desta quarta-feira (23) o programa Campo Forte – Candói Desenvolvido.  Idealizado pelo prefeito Aldoino Goldoni, o Dino, ainda durante a campanha eleitoral, o programa está sendo colocado em prática após aprovação dos recursos de pouco mais de R$ 3 milhões para aquisição de sementes e insumos a serem distribuídos aos agricultores.

Serão atendidos aqueles que possuem até sete alqueires de terra e se enquadram nas demais exigências do programa. A viabilização do programa, além de um importante auxílio aos produtores, é também um sonho do atual prefeito Dino Goldoni.

[Grupo RBJ de Comunicação] Projeto Campo Forte é colocado em prática pela administração municipal de Candói — Prefeito Aldoino Goldoni, o Dino, disse que programa vinha sendo planejado desde o periodo eleitoral.
Prefeito Aldoino Goldoni, o Dino, disse que programa vinha sendo planejado desde o periodo eleitoral.

Além de auxiliar os agricultores, o programa Campo Forte deverá fomentar a economia local. Os R$ 3,6 milhões investidos nessa etapa deverão triplicar na época da colheita. O volume financeiro com a comercialização do milho deve movimentar a nossa economia local, comerciantes vão vender mais e conseqüentemente contratar mais funcionários, gerando emprego e renda, assim como falamos na campanha eleitoral, disse o prefeito Aldoino Goldoni.

A viabilização do programa, além do empenho de sua equipe de governo, teve também a participação importante da Câmara de Vereadores, com a aprovação unanime do projeto que disponibiliza os recursos. Segundo o prefeito, não há interferências de um poder no outro, mas nesse caso os vereadores intenderam a importância do projeto e votaram favoráveis, consolidando o mesmo em beneficio dos pequenos produtores rurais.

Publicidade
Publicidade

A estimativa da administração municipal é atender cerca de 600 agricultores familiares, com base no cadastramento realizado nas comunidades recentemente. Segundo o secretário de planejamento e coordenador do programa, Rafael Disconzi, a partir desta quinta-feira (24), os produtores devem comparecer no Centro Cultural, conforme cronograma elaborado pela equipe técnica, para apresentação da documentação e assinatura do termo de beneficio e responsabilidade. A idéia é dar celeridade a toda essa parte documental para repassar as sementes e os insumos.

O secretário municipal de agricultura, Nerci Ceriaco Lopes, destaca que os insumos a serem distribuídos já foram adquiridos pela prefeitura. A empresa vencedora do processo licitatório foi à cooperativa Coopertradição, que conta com entreposto no município a cerca de quatro anos. A entrega deve ser iniciada no dia 15 de julho para não prejudicar o plantio da safra, frisou o secretário.

A execução do projeto está envolvendo várias secretarias. Uma delas é a Assistência Social, que está colaborando com o mapeamento dos agricultores. Segundo a secretária Carina Goldoni, produtores inscritos em programas do governo federal terão preferencia.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Osmar José Mis, o Zezinho, ressaltou a importância do Campo Forte. Segundo ele, mais do que auxiliar os pequenos agricultores com insumos e sementes, o programa tem como principal objetivo mantê-los em suas propriedades. “Esse programa vai auxiliar os nossos pequenos agricultores, não só no custeio das sementes e insumos, mas também para que permaneçam no campo junto com suas famílias. Graças a esse incentivo, os beneficiados poderão ter uma boa renda na hora da colheita. Nós da Câmara sempre seremos parceiros do prefeito Dino em projetos como esse que vem de encontro com as necessidades de nosso povo de Candói”, disse.

Publicidade
Publicidade

Integrante da base aliada ao governo municipal, o vereador Leônidas Mattos de Deus, o Diogo, destacou a iniciativa do prefeito Aldoino Goldoni em valorizar e apoiar o pequeno produtor rural. “Projetos assim sempre terão nosso apoio, pois estava na hora de ajudar os pequenos agricultores que estavam de certa forma abandonados nos últimos anos”, frisou.

 

Publicidade