Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Produtores de maçã do Brasil estão livres de praga internacional

MAÇÃ

AgriculturaGeral

por redação

Publicidade

Aconteceu na última segunda-feira (05), em Vacaria (RS), um encontro entre associações, produtores de maçã e o Ministro da Agricultura, Neri Geller. Na ocasião, foi assinado o decreto de erradicação da praga Cydia Pomonella, conhecida como “traça da maçã”. O presidente da Frutipar (Associação do Fruticultores do Paraná), Ivanir Dalanhol, que esteve presente no evento, destacou que a assinatura desse documento, é o resultado de um trabalho intenso, em todo o país para erradicação da praga.

Enfatizou que o Brasil é o único país no Mundo a exterminar a Cydia Pomonella. Além disso, Dalanhol ressalta que a partir de agora, a exportação de maçã para países que deixaram de comprar a produção brasileira e a abertura de novos mercados deverão ser exploradas pelos produtores. Outro fator importante destacado pelo presidente da Frutipar, é a criação de uma barreira fitossanitária, onde países que têm a praga em suas plantações, não poderão mais vender ao mercado brasileiro.

Publicidade
Publicidade

Dentre outros assuntos debatidos com o Ministro da Agricultura, Dalanhol informou que o Governo Federal manterá o seguro agrícola ao setor macieiro. Outro projeto apresentado no evento em Vacaria, diz respeito à implantação de uma biofábrica, para a esterilização de espécimes machos da “Mosca da Fruta”, outra praga recorrente nos pomares. Dessa forma, será feito um controle biológico do inseto, diminuindo a incidência da doença e reduzindo também a aplicação de inseticidas nas macieiras.

Segundo Dalanhol, que é uma das lideranças do projeto, a fábrica será construída juntamente à sede da Embrapa, em Vacaria, e deverá iniciar os trabalhos em 4 anos, com investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões.

 Ouça:


Publicidade