Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Prefeitura intensifica vacinação contra aftosa em Marmeleiro

AgriculturaGeral

por Evandro Artuzzi

DSC05450
Publicidade

Termina no próximo dia 30 de novembro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa. Em Marmeleiro existem 1.008 explorações pecuárias e um total de 21.877 animais que  deverão ser vacinados até o prazo determinado. O alerta da Adapar é de que todo o rebanho deve ser vacinado.Até agora  70% já recebeu a vacina. Em 3 mil propriedades a ADAPAR faz  vacinação assistida  e uma delas foi a do agricultor  Luiz Telpisow, do Km 06.

Na ocasião, o prefeito Jaimir Gomes; o vice-prefeito Altair Gabriel; o Diretor de Agricultura Guilherme Baggio, acompanharam os trabalhos, ao lado do médico veterinário, fiscal de Defesa Agropecuária, Fábio Monteiro; da assistente de fiscal da ADAPAR, Roseli Capelina; do Chefe de Divisão de fomento, Rodolfo Gritti e do Chefe de Divisão agropecuária Mário Krasmann.

Os agricultores devem procurar uma casa agropecuária para adquirir as doses da vacina contra a Febre Aftosa e aplicar nos animais do rebanho. A vacinação e a comprovação são obrigatórias. Quem não vacinar ou não comprovar está sujeito a penalidades. A dose da vacina é 5 ml pra todas as idades, tamanhos e pesos de animais, via subcutânea ou intramuscular.

A orientação é para que sejam utilizadas seringas e agulhas bem limpas e desinfetadas (ferver por 10 minutos), Outro detalhe importante é para que o criador mantenha sempre a vacina bem conservada e refrigerada, em geladeira ou caixa de isopor com gelo e nunca exponha ao sol.

Publicidade