Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de maio de 2024
Rádios

Prefeitura de Palmas e Sanepar discutem adequações ao Marco Legal do Saneamento

Palmas foi o primeiro município da região a autorizar a emissão de termo aditivo ao seu contrato.

Geral

por Guilherme Zimermann

20dffa65-4913-4f98-a048-841625ca7f7e
Foto: EBC
Publicidade

A prefeitura de Palmas e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciaram nesta quarta-feira (28),  tratativas para alterações no contrato do município com a empresa, visando adequações ao Marco Legal do Saneamento.

De acordo com a gerente-geral da Sanepar nas regiões Oeste e Sudoeste, Rita Camana, Palmas foi o primeiro município da região a autorizar a emissão de termo aditivo ao seu contrato, que prevê ampliações e investimentos, principalmente, na rede de tratamento de esgoto. Ouça no player abaixo:

“O Marco Legal do Saneamento tem como objetivos a universalização do saneamento (prevendo coleta de esgoto para 90% da população) e o fornecimento de água potável para 99% da população até o fim de 2033.”

Ela explica que as empresas de saneamento têm até o próximo ano para ajustar seus contratos com municípios. O contrato da Sanepar com a prefeitura de Palmas tem vigência até 2042, período em que são projetados investimentos em uma nova estação de captação de água e, principalmente, a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, o tratamento de esgoto é realizado em uma estação localizada no bairro Santa Cruz, que há muito tempo tem exalado fortes odores, causando sérios transtornos para os moradores da localidade.

De acordo com a gerente-geral, o projeto para a nova estação já está pronto, os recursos para a obra estão separados, mas são necessárias autorizações de órgãos como o IAT (Instituto Água e Terra) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Publicidade