Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu se reúne com moradores do Centro Novo

Geral

por Evandro Artuzzi

IMG_0079
Publicidade

Na tarde de terça-feira (11), o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) de Rio Bonito do Iguaçu, se reuniu com moradores e lideranças da comunidade de Centro Novo, no Assentamento Marcos Freire, com o objetivo de esclarecer de quem é a responsabilidade do georreferenciamento dos lotes.

Este serviço de medição posteriormente possibilitará a entrega da titulação das terras por parte do Incra. A reunião foi conduzida pelo presidente da Associação Comunitária do Assentamento Marcos Freire (Acampf), Ivair Juncoski, o “Bota” – entidade que representa os assentados daquela região.

Durante sua explicação o prefeito Gaúcho deixo claro que o georreferenciamento é uma total responsabilidade do Incra. “Meu propósito nesta reunião foi alertar a população do assentamento que não gaste dinheiro com nenhuma empresa, pois o Incra estará realizando esse trabalho em breve de forma prática e rápida com o uso de um drone”, destacou o prefeito.

O entendimento do prefeito se baseia em matéria publica no site oficial do Incra na data de 4 de junho último, onde o Ministério da Defesa autorizou o uso de VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) para o georreferenciamento de áreas da reforma agrária e quilombolas.

Publicidade
Publicidade

O presidente da Acampf, o “Bota”, esclareceu que recentemente foram protocolados ofícios ao Incra por parte da associação, pedindo esclarecimentos sobre este serviço de georreferenciamento com drone e quais famílias estavam regulares e irregulares para a entrega dos títulos.

“Avisaram-nos que teremos em breve uma reunião com a superintendência do Incra aqui no Centro Novo; esperamos que eles venham e dêem um prazo para iniciar esse serviço. Peço a todos que tenhamos paciência, pois nosso povo está sem bloco (do produtor) e daí não consegue entregar leite nas cooperativas. Estamos com um problema sério. Temos que dar uma resposta ao nosso povo e o governo e o Incra precisa agilizar isso”, desabafa presidente “Bota”.

Prefeito esclarece sobre estradas

Durante a reunião vários moradores questionaram sobre as condições das estradas nos assentamentos. O prefeito Ademir Fagundes esclareceu que não está sendo fácil trabalhar com poucos recursos financeiros, sendo que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) não realiza nenhum repasse desde o início da sua gestão para custear nem que seja um litro de óleo diesel para as máquinas trabalharem.

Publicidade
Publicidade

“Estamos fazendo o possível com os poucos recursos que temos do município para melhor atender às condições de trafegabilidade nos pontos mais críticos. Uma vez que a extensão das estradas rurais no município é de quatro mil quilômetros, o que pode ser comparado a uma transamazônica. Peço paciência a todos que aos poucos vamos recuperando”, afirma o prefeito.

Fonte: Assessoria 

Publicidade