Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Prefeito de Palmas diz que usa jogo do xadrez na condução política do município

Alusão ao jogo ocorreu em entrevista, onde Kosmos Nicolaou falou sobre os últimos movimentos no tabuleiro político.

Política

por Guilherme Zimermann

checkmate-1511866_1280
Imagem ilustrativa (Crédito: Steve Buissinne/Pixabay)
Publicidade

Fazendo alusão ao jogo de xadrez, o prefeito de Palmas, Sul do Paraná, Kosmos Nicolaou (PSD), falou sobre os últimos movimentos nas peças do tabuleiro político do município. Algumas das jogadas partiram da sua mão, outras ocorreram em reação às suas movimentações.

Em meados de outubro, o diretório estadual do Partido Social Democrático determinou a inativação da sua comissão provisória em Palmas. Na época, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club encaminhou questionamento ao prefeito, que era o presidente municipal da sigla, sobre a situação do partido, mas não houve resposta.

Em entrevista à Rádio Club nesta terça-feira (21), Kosmos explicou que, momentaneamente, não é candidato e por isso, teria passado a presidência do partido para seu vice, Bruno Goldoni, que seria o “virtual candidato” do partido à prefeitura de Palmas em 2024.

Segundo o prefeito, essa mudança na composição diretiva do partido foi acordada com a direção estadual. Porém, até a tarde desta quarta-feira (22), não constava o registro do partido no município, de acordo com o sistema de informações partidárias do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Prefeito de Palmas diz que usa jogo do xadrez na condução política do município — Lista de provisórias e diretórios vigentes em Palmas até 22 de novembro (Fonte: TSE)
Lista de provisórias e diretórios vigentes em Palmas até 22 de novembro (Fonte: TSE)
[Grupo RBJ de Comunicação] Prefeito de Palmas diz que usa jogo do xadrez na condução política do município — Kosmos e Bruno na oficialização da candidatura do vice em 2020 (Foto: Guilherme Zimermann/Arquivo Rádio Club)
Kosmos e Bruno na oficialização da candidatura do vice em 2020 (Foto: Guilherme Zimermann/Arquivo Rádio Club)

Justifica a sua decisão de não seguir na presidência do partido, por não ter vontade de exercer uma figura de “mando político”, defendendo a renovação. “E o Bruno é a nossa renovação”, afirmou Kosmos.

Em meio a essa decisão partidária, houve boatos de que o prefeito e o vice teriam se desentendido, havendo um rompimento na relação entre ambos, o que foi negado por Kosmos, que afirmou que sempre apoiou e apoiará Goldoni em uma eventual candidatura a prefeito.

[Grupo RBJ de Comunicação] Prefeito de Palmas diz que usa jogo do xadrez na condução política do município — Kosmos, Marcos Gomes e Edson Kemes no anúncio da pré-candidatura de Lagarto à prefeito (Foto: Divulgação)
Kosmos, Marcos Gomes e Edson Kemes no anúncio da pré-candidatura de Lagarto à prefeito (Foto: Divulgação)

Apesar da manifestação de apoio a Goldoni, o prefeito apareceu em fotos juntamente com o ex-vereador, Edson Kemes, o Lagarto, que se apresentou como pré-candidato a prefeito. Kosmos afirma que, por ser prefeito, não pode fechar as portas para ninguém.

[Grupo RBJ de Comunicação] Prefeito de Palmas diz que usa jogo do xadrez na condução política do município — Kosmos e Ulisses em visita ao gabinete do deputado Anibelli Neto (Foto: Divulgação)
Kosmos e Ulisses em visita ao gabinete do deputado Anibelli Neto (Foto: Divulgação)

Outro episódio político foi a rápida passagem do advogado Ulisses Padilha da Silva (MDB) pela assessoria do prefeito municipal, o que indicava o inicio de uma aliança política visando as eleições do próximo ano, com a possibilidade de algum dos integrantes da família Silva ser candidato a prefeito, com a apoiamento do Doutor Kosmos.

Publicidade
Publicidade

No entanto, segundo o prefeito, um momento em específico gerou um “stress”, levando à saída de Ulisses do cargo. Uma visita do prefeito e seu então assessor ao gabinete do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), em Curitiba, onde foram articuladas liberações de recursos para a área da saúde do município, foi, de acordo com o prefeito, mal interpretada por algumas pessoas, que começaram a apontar o fato como “uma traição” ao vice-prefeito, o que foi veementemente negado por Nicolaou.

Diante destes episódios, Kosmos considera que trabalha de uma forma diferente na política. “Tem muita gente que joga baralho, tem muita gente que joga basquete, tem muita que joga bocha. Eu jogo xadrez. Eu penso antes de tomar qualquer atitude”, pontuou. Ouça a entrevista na íntegra:

Publicidade