Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Prefeito Cleber Fontana decreta intervenção do hospital São Francisco

GeralSaúde

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Um decreto publicado nesta sexta-feira (1) pelo prefeito Cleber Fontana (PSDB), de Francisco Beltrão, determinou a intervenção do Hospital São Francisco, nos setores de administração, serviços e dos funcionários. A medida adotada pelo prefeito é baseada na Lei Orgânica e Constituição federal, que garantem a saúde como um direito de todos e dever do município.

A decisão foi tomada diante da manifestação dos atuais diretores do hospital de suspender o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 1º de janeiro de 2018. Para administrar o hospital foi nomeada uma comissão formada pela secretária municipal de saúde, Aline Biezuz; chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos; e o médico Walter Alberto Pecoits Junior.

A comissão terá o auxílio e fiscalizada por outra comissão, composta por Alessandro Perondi, representando o Conselho Municipal de Saúde; Ricardo Pepe, da classe médica; e Lurdes Lago, na co0ndição de representantes das entidades sociais.

[Grupo RBJ de Comunicação] Prefeito Cleber Fontana decreta intervenção do hospital São Francisco — Prefeito Cleber Fontana explicou como funciona a intervenção. Foto: Assessoria prefeitura
Prefeito Cleber Fontana explicou como funciona a intervenção. Foto: Assessoria prefeitura

A intervenção no hospital, na modalidade requisição administrativa pelo Poder Público Municipal, é pelo prazo de seis meses, com possibilidade de prorrogação até o saneamento da situação, com a manutenção do atendimento de saúde pelo SUS.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o prefeito Cleber Fontana, a medida visa garantir o atendimento e evitar o colapso no sistema público, especialmente em relação a leitos de UTI e a maternidade. No final da manhã, o prefeito reuniu a imprensa em seu gabinete e repassou todos os detalhes da intervenção. Explicou que jamais vai deixar a população sem o atendimento e, de momento, essa foi a única solução encontrada pelo poder público. “Não podemos deixar a população mais carente sem os serviços do SUS, principalmente os leitos de UTI e a maternidade, não queremos ver beltronenses nascendo em outras cidades da região”, disse.

Ouça a explicação do prefeito Cleber Fontana….

Publicidade