Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Ponto de atendimento para empreendedores supera metas

Capanema

Geral

por redação

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O ano de 2013 começou movimentado no Ponto de Atendimento ao Empreendedor instalado em Capanema pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Capanema (ACEC) e Prefeitura Municipal. Até o final de março, 167 atendimentos foram realizados no espaço que tem ajudado empreendedores interessados em abrir novos negócios ou mesmo empresários já estabelecidos, que buscam informações para suas empresas.

Em menos de três meses, levando-se em conta os feriados e férias no período, foram 97 atendimentos, 37 consultorias e mais 33 atendimentos em cursos de técnicas de vendas. No setor de consultorias, o temas mais procurados, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae/PR,  envolveram a abertura de empresas, plano de negócios, marketing, finanças, atendimento e  gestão.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema (ACEC), Cristiano Ricardo Copini, a procura pelo Ponto de Atendimento cresceu, haja vista que o local virou referência. “Depois que os empresários começaram a entender o papel do Ponto de Atendimento, a procura cresceu e deverá seguir neste ritmo. Hoje, o empresário já conhece o trabalho, divulga-o e quando procura o serviço vem com a demanda focada, resultando em um atendimento mais rápido e eficaz”, avalia.

Copini também ressalta o entendimento entre as entidades para o sucesso da iniciativa. “A parceria entre a ACEC, o Sebrae/PR, a Secretaria de Indústria e Comércio e a Prefeitura dá sustentação para darmos prosseguimento com esse projeto importante para as empresas de Capanema, que é o Ponto de Atendimento ao Empreendedor”, aponta.

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Ivonei Loregian, consultor do Sebrae/PR, destaca que o número de atendimentos recorde traduz a importância do local para as empresas de Capanema, o que terá ainda mais projeção  em 2013. “Com o envolvimento direto dos parceiros na execução das ações planejadas para 2013 no Município, o Sebrae atua com diversos projetos, todos integrados para fortalecer um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas. O Ponto de Atendimento é uma ação estratégica  nesse contexto.”

Em Capanema, atendimentos e consultorias têm ajudado empreendedores interessados em abrir um novo negócio ou mesmo empresários já estabelecidos. É o caso de Jacson Marcelo Biondo, que está montando uma agropecuária. Filho de agricultores, Jacson percebeu a demanda pelo novo negócio e, antes de montar a empresa, procurou o Ponto de Atendimento, onde junto com os especialistas do Sebrae está fazendo o plano de negócios.

“Quando temos suporte e apoio, temos que utilizar. A orientação é fundamental para começar uma empresa mais preparada para competir no mercado e no Ponto de Atendimento podemos encontrar informação para começar um negócio”, justifica.

Já a empreendedora Silvia Wilbert está utilizando os serviços do Ponto de Atendimento para ampliar a empresa, que está no mercado há nove anos. Depois de fazer uma consultoria em marketing, foi orientada a utilizar o Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, que trabalha a melhoria de processos e produtos por meio da introdução de inovações.

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“Planejamos a ampliação da loja, mudança de layout e também um novo mix de produtos. É uma necessidade da empresa para ampliar mercado e crescer. Por isso, é importante ter ajuda nesse momento, para avançar na direção e planejar o que vamos fazer passo a passo”, pondera.

Desde a inauguração, em meados de julho de 2012, a agente do Ponto de Atendimento ao Empreendedor em Capanema, Ana Lucio Ampessan, encaminhou 380 atendimentos e 77 consultorias, que foram realizados por consultores especialistas, conforme a área demandada dos empreendedores.

O Ponto de Atendimento integra a Rede de Atendimento ao Empreendedor e está instalado junto à ACEC, na Avenida Espírito Santo, nº 1.053, Centro. O telefone para contato é o (46) 3552-2595.

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