Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Polícia Ambiental prende quatro pessoas por desmate ilegal em Palmas

GeralMeio Ambiente

por redação

Publicidade

Uma operação conjunta nesta quarta-feira (10) entre a Polícia Ambiental de Francisco Beltrão e Fiscais do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) resultou na prisão de quatro pessoas, suspeitas de cometer crimes contra o meio ambiente.

Conforme o Sargento Charles Civa, os envolvidos teriam desmatado uma área de cerca de 150.000m² de floresta nativa, compostas por espécies ameaçadas de extinção. A área já havia sido alvo de atuação da Polícia Ambiental em 2013, ocasião em que foram cortados 500 Pinheiros Araucárias nativos.

No entanto, após essa autuação, o proprietário da área franqueava a entrada de qualquer pessoa para extrair toras de espécies nativas e lenha, com intenção de não ser identificado e autuado. O mesmo pretendia transformar uma área de floresta em lavoura, o que renderia um valor financeiro de aproximadamente R$ 2 milhões.

Além dos quatro homens presos nesta quarta-feira, o dono da área também será indiciado por crime ambiental. Na mesma ação, a Polícia Ambiental fez a apreensão de três veículos e duas motosserras.

Publicidade
Publicidade

Os presos foram levados à Delegacia de Polícia de Palmas e vão responder por crime ambiental. Os quatro estão sujeitos a uma pena de 1 a 3 anos de detenção, além de multa administrativa, cujos valores devem ser estimados em R$ 90 mil para cada um.

O Sargento lembra que as inserções da Polícia Ambiental e do IAP ainda não foram encerradas e outras apreensões e prisões podem ocorrer em Palmas e região nos próximos dias, visto ao número elevado de denúncias recebidas pelos órgãos ambientais.

Fotos: Divulgação

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade