Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Plano de Mobilidade realiza primeira Audiência Pública em Palmas

As discussões ocorrem nesta quinta-feira(14), no Centro Cultural Dom Agostinho, às 19h00.

Cotidiano

por Ivan Cezar Fochzato

IPTU_cidade-1920×1440
Publicidade

Acontece nesta quinta-feira, 14 de Novembro, as 19h00, a primeira Audiência Pública para debater as propostas dos Planos de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo de Palmas. Durante a audiência, representantes da Urbtec, contratada pelo município, apresentarão os principais pontos para uma nova política para a cidade.

No Centro Cultural Dom Agostinho, serão  apresentadas sugestões a partir de levantamentos já realizado pela empresa para melhoria dos serviços de transporte coletivo, ajustes no trânsito, implantação de vias de mão única e alternativas que poder ser implementadas pelo Poder Público.

O trabalho já compreendeu diversas fases deste o primeiro trimestre deste ano. Entre as metas estão o incentivo ao transporte coletivo e modais não poluentes, ao melhorar as condições de calçadas e expansão de ciclovias; melhoria da eficiência dos deslocamentos existentes, proporcionando estrutura para melhorar o fluxo de veículos nas vias de maior circulação; aumento da mobilidade das populações periféricas em condições adequadas; e integração de novas áreas urbanizadas com a maior parte dos modais de transporte disponíveis.

O governo municipal reconhece que há vários pontos que dificultam a capacidade de locomoção dos cidadãos. Um deles é o crescimento no número de automóveis, “em uma cidade não planejada”, o que resulta em problemas de trânsito, especialmente na área central.

Publicidade
Publicidade

A falta de padronização e incentivo a construção de passeios públicos, faixas e guias rebaixadas, falta de rotas alternativas para tráfego pesado, ineficácia dos sistemas de transporte coletivo e a falta de políticas de incentivo à utilização de outros modais de transporte também são pontos citados.

Por sua vez, o Plano de Transporte Coletivo visa estabelecer políticas públicas, diretrizes, critérios, plano de ações e investimentos que deverão ser considerados na delegação do serviço de transporte público de passageiros no município.

Os dados apurados e propostas para os planos deverão ser discutidos com a comunidade através de reuniões, oficinas de trabalho e audiências públicas, além da disponibilização de um sistema, na Internet, com informações sobre o andamento da elaboração das propostas.

Publicidade