Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Pioneiro valoriza o avanço no acesso a educação nestes 70 anos de Francisco Beltrão

No tempo de Adão Carvalho, pioneiro do bairro Guanabara, estudar era uma oportunidade para poucos

Cotidiano

por Marcelo Marcos

Imagem do WhatsApp de 2022-11-14 à(s) 09.55.57
Publicidade

Hoje é aniversário de Francisco Beltrão, dia de render homenagens a nossa gente e valorizar nossos pioneiros que ajudaram a construir nosso município. Não diferente da maioria dos pioneiros da nossa região, o seu Adão Carvalho, que hoje mora no bairro Guanabara, veio do Rio Grande do Sul para colonizar a nossa região na década de 50 e foi mais uma testemunha ocular dos conflitos agrários que marcaram as páginas da história da nossa região.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA CLICANDO NO PLAYER:

O histórico de litígios envolvendo as terras que hoje formam o Sudoeste paranaense e sua posição estratégica na fronteira com a República Argentina a série de conflitos da década de 50 envolvendo posseiros e jagunços forçou o governo a instalar base definitiva do exército em Francisco Beltrão. E foi ali, na 1ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria que além de aprender a manusear os fuzis, seu adão aprendeu a ler e escrever, conhecimento este raro para muitos na época por diversas circunstancias.

Publicidade
Publicidade

Hoje Francisco Beltrão conta com universidades, diversas escolas, mas no tempo de seu Adão, estudar era uma oportunidade para poucos.

Este é seu Adão Carvalho, mais um entre tantos que são a história deste pedaço de chão cravado pelas marcas do tempo.

Publicidade
Publicidade