Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Pato Branco sedia fórum regional “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação”

AgriculturaGeral

por Evandro Artuzzi

60627629_1179915812168687_485836426961747968_n
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Pato Branco sedia fórum regional “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação” — Secretário de Agricultura do Estado, Norbert Ortigara, participou do encontro em Pato Branco. Foto: Viviane Kich
Secretário de Agricultura do Estado, Norbert Ortigara, participou do encontro em Pato Branco. Foto: Viviane Kich

Produtores, lideranças do setor agropecuário, técnicos, estudantes e representantes do poder público da região Sudoeste estiveram reunidos em Pato Branco, no auditório da Sociedade Rural, nesta quarta-feira (22). O local foi palco do Fórum “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação”, evento organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e parceiros. O Sudoeste foi a quarta região a receber a caravana da Secretaria para discutir o tema. De acordo com os organizadores, cerca de 1.300 pessoas participaram em Pato Branco, superando as demais.

O primeiro encontro foi em Paranavaí, no dia 14. No dia 15 o encontro foi com lideranças da região de Cornélio Procópio, depois em Guarapuava (21). Agora ainda restam Cascavel, nesta quarta-feira (23) e Curitiba (29). O objetivo é debater a suspensão da vacina contra febre aftosa no Estado. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; e o gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, estão participando dos encontros.

Ortigara destacou que este fórum marca visa a conscientização dos criadores em relação à suspensão da vacinação contra a febre aftosa. “Temos boas condições técnicas para garantir a defesa agropecuária do Estado e, com a suspensão, temos a possibilidade concreta de entrar nos melhores mercados de proteínas animais”, disse.

[Grupo RBJ de Comunicação] Pato Branco sedia fórum regional “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação” — Prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, prestigiou evento acompanhado do presidente da Câmara, Rogério Pereira dos Santos. Foto: Arquivo pessoal
Prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, prestigiou evento acompanhado do presidente da Câmara, Rogério Pereira dos Santos. Foto: Arquivo pessoal

Após a campanha de vacinação de maio de 2019, que atinge bovinos e búfalos de até 24 meses, o Paraná deixa de vacinar contra febre aftosa. Em setembro, o Ministério da Agricultura publica um ato normativo que mudará o status do Estado para Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhecerá a condição do Paraná em 2021.

Publicidade
Publicidade

Para o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, que palestrou aos presentes no evento, o Paraná está preparado para o diagnóstico rápido da doença, que não se manifesta desde 2005. “Estamos realizando treinamentos, analisando o trânsito de animais e garantindo fortalecimento de barreiras nas divisas do Estado. São 33 postos de fiscalização”, disse. Cargas em trânsito de animais vacinados poderão transitar pelo Paraná desde que passem por pontos de ingresso estabelecidos pela Adapar.

Parcerias

Os fóruns são promovidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Adapar, Emater, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sistema Faep/Senar, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), e Sistema Ocepar, além de entidades locais que colaboram com recursos físicos, como prefeituras, Sociedades Rurais de Cornélio Procópio e Pato Branco, Fiep, e Unicentro.

Mais informações podem ser obtidas acompanhando a programação das emissoras da Rede Bom Jesus de Comunicação. As equipes de reportagem das rádios Onda Sul FM e Extra FM, além da RBJ TV acompanharam o evento.

Publicidade