Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Pato Branco decreta situação de emergência em saúde pública por causa da dengue

Área urbana do município concentra alto índice de infestação, chegando a 323 para cada 100 mil habitantes

Saúde

por Romeu Junior

dengue pb
População deve ficar atenta e fazer a sua parte no combate a dengue. Foto: Rodinei Santos
Publicidade

O executivo municipal decretou, nesta terça-feira(2), situação de emergência em saúde pública para dengue. A decisão foi tomada a partir do aumento do número de casos confirmados que totalizam 323.

O decreto nº 9.871/2024 terá vigência por 180 dias e visa reforçar as ações adotadas para o controle e combate à doença.

A área urbana do município concentra alto índice de infestação, chegando a 323 para cada 100 mil habitantes. São 2051 casos notificados, conforme parecer da Secretaria Municipal de Saúde e informa epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná – SESA, publicado em 25/03/2024

A declaração permite mais agilidade na destinação de recursos, além de intensificar as ações em prol da conscientização da população e consequentemente, na prevenção da doença.

Publicidade
Publicidade

Espaço exclusivo para atendimento de infectados

Desde a segunda-feira(1), iniciaram-se os atendimentos exclusivos para pacientes com suspeita de Dengue no espaço anexo à UPA de Pato Branco.

Com o aumento da procura com queixas relacionadas a sintomas e sinais sugestivos para a doença, o espaço que está recebendo estes pacientes.

A UPA atualmente está sobrecarregada e este espaço será importante para oferecer suporte às equipes. Segundo a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, “nesse período é normal que a procura esteja grande levando em consideração o agravo dos casos de Dengue, Covid-19 e Influenza”.

Publicidade
Publicidade

As equipes de saúde vem reforçando o pedido para que população se conscientize também sobre a presença de acompanhantes durante o atendimento, para oferecer mais conforto, agilidade e principalmente, evitando a aglomeração de pessoas.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Publicidade