Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Pato Branco aposta no desenvolvimento da fruticultura

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Ivan Cezar Fochzato

 

Uma pesquisa foi desenvolvida no município de Pato Branco, como fase inicial de um projeto de fomento à fruticultura no município. O trabalho está sendo realizado pela municipalidade, Sebrae e produtores rurais para avaliar a situação da produção de frutas, produtores, mercado e nível de experiência dentro da atividade.

O levantamento serve de base para o desenvolvimento de ações, que, além do fomento à cadeia da fruticultura, envolve a retomada e organização da Associação dos Fruticultores de Pato Branco.

Conforme a secretária de Agricultura de Pato Branco, Leunira Tesser, os produtores pretendem se organizar para iniciar um novo processo de desenvolvimento. Os números apontados no levantamento dão conta que os 17 produtores que fazem o cultivo de frutas e exploram a atividade utilizam a mão de obra familiar no processo. Em 2009, a produção estimada pelo grupo foi de 11,6 toneladas de laranja, 7,8 toneladas de ponkan e 6 toneladas de bergamota. Além dessas três variedades, os fruticultores ainda produzem, em menor escala, pêssego, morango, tangerina, limão, uva e lima.

Publicidade
Publicidade

O consultor do Sebrae/PR, Nézio José da Silva, explica que o objetivo é levar inovação para o setor, por meio do Projeto Agentes Locais de Inovação, que realiza  acompanhamento junto a produtores , agroindústrias, associações e cooperativas.

A proposta já avançou a ponto da prefeitura planejar a instalação de uma agroindústria para atender os fruticultores. Cnforme a secretária de Agricultura,  a idéia é instalar a unidade na escola desativada na comunidade do Quebra-Freio, em Pato Branco.

 

Publicidade