Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Parque das Araucárias recebe de volta seus naturais habitantes

Meio Ambiente

por redação

Publicidade

Mais de trinta papagaios-de-peito-roxo voltaram ao seu habitat natural, na última semana, no Parque Nacional das Araucárias entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina. A maioria das aves é vitima do tráfico de animais silvestres.Desde o início projeto do Instituto Espaço Silvestre, em 2011, já foram reconduzidas 76 aves da espécie ameaçada de extinção e apreendidas em várias regiões.

Conforme a coordenadora do projeto, Doutora Vanessa Tavares Kanaan, antes da soltura é realizado um trabalho de quatro a seis meses de reabilitação das aves. Inicialmente são colocadas em um viveiro e posteriormente o compartimento é aberto todas as manhãs onde os papagaios podem ir e vir conforme sua vontade até que todos parem de retornar ao abrigo.

Os papagaios agora serão monitorados com equipamentos eletrônicos e visualmente. Conforme a bióloga com a implantação do projeto e colaboração da população que reside próximo ao Parque está sendo possível reduzir as ameaças que levaram a espécie à extinção na região. “Pedimos que continuem colaborando através de denúncias de retirada de animais da natureza e monitoramento das aves soltas”, pediu a coordenadora, que reforçou que informações e denúncias podem ser pelo (48) 8424-8590, ou nas delegacias de Passos Maia e Ponte Serrada.

Publicidade