Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Paraná prepara segunda etapa de vacinação contra aftosa

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Evandro Artuzi
O Paraná inicia em novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), que coordena o trabalho, é que estejam vacinados até o dia 30 de novembro cerca de 9,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos (búfalos).

O produtor que não imunizar seus animais será multado em R$ 101,84 por cabeça e não poderá transportá-los para qualquer finalidade. Caso não cumpra a obrigação de vacinar, o produtor fica proibido de movimentar bois e búfalos porque não receberá a guia de trânsito animal, documento exigido para o transporte de rebanho.

O médico veterinário e responsável pela área de febre aftosa da Defesa Sanitária Animal da Adapar em Francisco Beltrão, Marcos Santolin, comentou em entrevista a Onda Sul FM que nesta etapa está descartado o trabalho dos vacinadores credenciados. “Acreditamos que todos os agricultores já se conscientizaram, por isso cada uma fica responsável pela imunização de seu rebanho e a comprovação junto a Adapar”, frisou.

Em Francisco Beltrão, o rebanho de bovinos e bubalinos supera os 50 mil, segundo dados da Seab. A campanha de vacinação contra febre aftosa, nessa etapa, atinge todo o rebanho, diferente da etapa realizada em maio quando foram imunizados apenas animais com até 24 meses de idade.

Publicidade
Publicidade

Ouça entrevista com Marcos Santolin (Médico veterinário)

Publicidade